Afastado das novelas desde que encarnou o divertido vilão Tertulinho em Mar do Sertão (2022), Renato Góes está de volta ao ar. O ator vive o publicitário Tom em Família é Tudo, novela das sete que substituiu Fuzuê desde o início de março.

Nathalia Dill e Renato Góes em Família é Tudo
Nathalia Dill e Renato Góes em Família é Tudo

Trata-se da volta do ator à faixa das sete, onde estreou com uma ponta em Pé na Jaca (2006) e nunca mais deu as caras no horário depois disso.

Neste meio tempo, Renato chegou a ser escalado para protagonizar Deus Salve o Rei (2018) na faixa, mas deixou a produção ao se desentender com o diretor.

Galã em ascensão

Com trabalhos também na Band e na Record, Renato Góes acumulou coadjuvantes na Globo até chamar a atenção do público como Santo dos Anjos na primeira fase de Velho Chico (2016), personagem depois interpretado por Domingos Montagner.

O êxito na trama de Benedito Ruy Barbosa levou Renato Góes a ser escalado para protagonizar Os Dias Eram Assim (2017). Na sequência, ele acumularia mais um protagonista, o príncipe Afonso de Deus Salve o Rei. A trama medieval marcou a estreia do autor Daniel Adjafre como novelista.

Porém, logo no início das gravações, Góes deixou a novela e foi substituído por Romulo Estrela, que, a princípio, viveria Tiago (Vinicius Redd). Na época, surgiram rumores de que o ator deixou a trama após desentendimentos com Fabricio Mamberti, diretor artístico da obra. Mas a Globo negou qualquer desavença.

“A decisão atende à estratégia de escalação da emissora, que procura evitar que um ator emende dois papéis de protagonista, para preservar a sua imagem, possibilitar a reciclagem e garantir melhores condições a todos para a preparação dos personagens”, justificou o canal.

Tensão confirmada

Renato Góes em Mar do Sertão
Renato Góes em Mar do Sertão

Mas, depois que a Globo tentou botar panos quentes na situação, Renato Góes acabou confirmando que se desentendeu com o diretor de Deus Salve o Rei.

“Só tive briga no trabalho duas vezes na vida. Dificilmente vou estourar. Foi um desencontro em cena. Ele (o diretor Fabrício Mamberti) sentiu que eu estava cansado. Em outra conversa, decidimos que era melhor me afastar, me preservar”, garantiu ele ao site Notícias da TV, em 5 de dezembro de 2017.

“Teve muito da (intervenção) da casa, o que seria melhor para eles (Globo). E eu já tinha outra novela prevista para emendar, e eu não conseguiria fazer outra trama na sequência. Deram essa segurada porque era importante eu estar nessa outra novela. Já é a terceira vez que isso acontece comigo, que eu estou em um produto, começo a gravar e sou transferido para outro. Todas as vezes acabou sendo muito bom pra mim”, completou.

Novo trabalho

Apesar do desentendimento, a carreira de Renato Góes só fez decolar depois deste episódio. O ator engatou mais um protagonista, em Órfãos da Terra (2019) e, em seguida, arrancou elogios do público e da crítica como José Leôncio na primeira fase de Pantanal (2022).

Em seguida, o ator viveu Tertulinho, antagonista de Mar do Sertão, sucesso da faixa das seis. E, agora, ele vive Tom em Família é Tudo, nova novela das sete da Globo.

Na trama, o personagem é apaixonado por Vênus (Nathalia Dill), uma das cinco protagonistas da trama. Porém, uma armação fez com que a jovem acreditasse que foi traída por Tom, que faz de tudo para convencer a amada de que nunca a enganou.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor