Trama que marcou o retorno de Benedito Ruy Barbosa à Globo após passagem pela extinta TV Manchete, Renascer (1993) será a próxima novela das nove da emissora carioca. No entanto, a obra passou por alguns problemas nos bastidores que mexeram com o rumo da história.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folhetim escrito por Benedito após emplacar o fenômeno Pantanal (1990) na Manchete, Renascer mostra a saga da família de José Inocêncio, fazendeiro baiano que rejeita o próprio filho após a morte da esposa no parto.
Apesar do sucesso, a trama que teve Antônio Fagundes como protagonista enfrentou alguns contratempos nos bastidores. Além da rejeição de Adriana Esteves como Mariana, o folhetim teve até ator pedindo para sair: Osmar Prado (na foto acima, com Jesuíta Barbosa em Pantanal) foi alvo de um desentendimento que custou a vida de seu personagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ator pediu para deixar novela da Globo
Na trama, Osmar Prado interpretou Tião Galinha, um dos tipos mais marcantes de Renascer. Ele tinha como função denunciar as condições precárias de vida e trabalho no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Tião Galinha caiu nas graças do público, mas acabou deixando a novela antes do previsto por causa de um desentendimento entre Prado e um poderoso da Globo. A morte do personagem iria acontecer de qualquer forma, mas foi antecipada após a confusão.
Em entrevista à Revista Caras, de 19 de julho de 2015, o ator revelou que pediu para sair de Renascer.
“Durante a novela tive um embate com um executivo da Rede Globo e eu pedi pra sair, pra antecipar a morte do Tião, com ele no auge. Ele ia morrer, mas não sabia quando. Aí eles botaram o Tião se suicidando. O Tião foi preso, foi para cadeia, e se matou”, expôs Osmar Prado.
[anuncio_2]
Rumo do personagem
Na cena em que Tião Galinha morre, Osmar Prado também deu o seu toque. Ele pediu ao diretor Luiz Fernando Carvalho que seu personagem fosse humilhado.
“O Tião foi preso, foi para cadeia, e se matou. Aí falei pro Luiz Fernando Carvalho que a cena não estava completa. Como esse personagem, com tanta força, vai se matar por nada? Disse que queria uma bofetada na minha cara, bater em uma pessoa digna”, contou.
Mudança em Renascer?
O remake de Renascer, assim como Pantanal, está sendo escrito por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa. A dúvida sobre a nova versão é se Tião Galinha terá o rumo previsto na sinopse ou se seguirá com o desfecho que só aconteceu porque o ator pediu para sair.
É um caso parecido com o que aconteceu no remake de Pantanal (2022), em que Madeleine (Karine Teles) morreu porque Ítala Nandi, que interpretou a personagem na década de 1990, quis deixar a novela naquela época.
No caso de Pantanal, Luperi manteve o rumo que o avô escreveu 32 anos antes. Resta saber se na releitura de Renascer ele terá a mesma atitude ou se irá alterar o destino de alguns personagens.