A Globo promoveu um verdadeiro banho de sangue para tentar tirar Renascer da monotonia e fazer crescer os índices de audiência. A emissora apostou suas fichas no assassinato de José Venâncio (Rodrigo Simas) para marcar uma nova fase do folhetim escrito por Bruno Luperi.

Renan Monteiro e Gabriela Medeiros em Renascer
Renan Monteiro e Gabriela Medeiros em Renascer

Porém, a esperada reação não veio. Renascer continua com índices modestos e pouca repercussão nas redes. Diante disso, o canal agora muda de estratégia e troca a violência pela emoção.

Nos próximos capítulos, Buba (Gabriela Medeiros) praticamente ganha um núcleo próprio. A psicóloga enfrentará seu passado e reencontrará os pais, em momentos que prometem muitas lágrimas.

Banho de sangue

A violência sempre esteve presente na trama de Renascer. Logo no primeiro capítulo, José Inocêncio (Humberto Carrão) foi atacado e teve a pele arrancada por inimigos. As tocaias se seguiram por capítulos a fio.

Mais adiante, houve outras cenas de impacto. A chegada de Damião (Xamã), disposto a matar Inocêncio (Marcos Palmeira), marcou o início da segunda fase. O assassino não matou o protagonista, mas eliminou o mandante do crime sem dó.

Recentemente, a tocaia de Egídio (Vladimir Brichta) que culminou com a morte de José Venâncio serviu para alterar os rumos da história. A trama ganhou novos desdobramentos após este fato, e a Globo esperava que esse momento mais movimentado elevasse os números da novela.

Menos sangue, mais emoção

Juan Paiva e Rodrigo Simas em Renascer
Juan Paiva e Rodrigo Simas em Renascer

Porém, até aqui, Renascer não reagiu. Os capítulos continuam oscilando entre 24 e 28 pontos, longe dos almejados 30. A média geral, até aqui, está na casa dos 25,5 pontos. Não é ruim para os padrões atuais, mas o canal esperava um êxito comparado a Pantanal (2022).

Ainda assim, Renascer promete novas sequências de impacto nos próximos capítulos, que podem servir para mudar este cenário. Desta vez, a novela vai apostar fundo na emoção, numa sequência criada por Bruno Luperi e que não existia na trama original de Benedito Ruy Barbosa.

O autor da adaptação criou uma família para Buba. A psicóloga reencontrará seus pais em breve, numa tentativa de resolver de vez seu passado e arrumar sua vida. O encontro promete sensibilizar a audiência.

O que vai acontecer com Buba em Renascer?

Em Renascer, Buba foi expulsa de casa aos 16 anos por seus pais, que não aceitavam seu jeito feminino. Depois disso, ela fez a transição de gênero, tornou-se psicóloga e passou a viver sozinha.

Em vários capítulos, Buba surgiu observando suas lembranças do passado, deixando claro que a situação com a família sempre foi mal-resolvida. Em breve, ela decidirá procurar os pais novamente e finalmente resolver o conflito do passado. Assim, os atores Guilherme Fontes e Malu Galli entram na trama para viverem seus pais.

Com o apoio de José Augusto (Renan Monteiro), Buba baterá na casa dos pais e será recebida de maneiras diferentes. O pai não aceitará o fato de ela ser uma mulher trans e a expulsará de novo. Já a mãe se sensibilizará e pedirá perdão por não tê-la apoiado no passado.

Se a sequência funcionar, abre-se espaço para novos momentos de emoção em Renascer. Será que a nova estratégia finalmente vai tirar a novela da letargia?

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor