André Santana

Inaugurada em 27 de setembro de 2007, a Record News chega aos 15 anos vivendo uma fase tranquila. O canal de notícias do Grupo Record vem ganhando público nos últimos anos, sobretudo por voltar a valorizar o… jornalismo! Após um bom tempo meio sucateada e entregue a horários comprados, a emissora conseguiu ajustar a grade e, consequentemente, ganhou alguma relevância.

A Record investiu pesado em seu canal de notícias, alardeado como o único em TV  aberta dedicado ao jornalismo. Para isso, a Record News ocupou o espaço da extinta Rede Mulher com uma grade variada de programas noticiosos.

Os planos eram ambiciosos: além de telejornais, a emissora queria investir em outros formatos, como talk shows, aproveitando-se de estrelas da Record. Britto Jr., na época à frente do Hoje em Dia, ganhou um programa de entrevistas (que durou pouco) e até Gugu Liberato teria um talk show ali (o que não aconteceu).

Porém, aos poucos, a Record News foi sendo deixada de lado pelo Grupo Record. A emissora vivia, basicamente, de reprises de programas da “emissora mãe”, além de exibir também os famigerados religiosos da Igreja Universal. O canal chegou a alugar horários para programas de televendas, como o Medalhão Persa.

Volta por cima

Após tantos anos “esquecida”, a Record News passou por uma necessária reformulação. As mudanças coincidiram com a chegada de novos canais de notícias no país, o que aumentou a concorrência no segmento.

Quando a Record News entrou no ar, sua única concorrente direta era a GloboNews. A Band News também já existia, mas o canal do Grupo Bandeirantes sempre apresentou resultados mais modestos. Ou seja, a briga era entre Globo e Record. Mas este cenário mudou…

A chegada da CNN Brasil, em 2020, e da Jovem Pan News, em 2021, acirrou a disputa entre os canais informativos brasileiros. Este chacoalhão no mercado mexeu até mesmo com a líder Globo News, que reformulou sua programação, parou de reprisar jornais da TV Globo e aumentou o espaço para análises e notícias ao vivo. Com isso, a Record News também resolveu se mexer e garantir um lugar em meio a esta guerra de audiência.

Grade variada

Edir Macedo

Assim, nos últimos anos, a Record News voltou a apostar na informação, abrindo mão de religiosos e televendas. Atualmente, a emissora conta com uma grade variada de telejornais e programas informativos.

As mudanças fizeram com que a Record News anotasse um crescimento de 140% em audiência, de acordo com dados do Kantar Ibope divulgados pelo site NaTelinha. Em pesquisa para o Mercado Nacional referente às 24 horas diárias, a Record News atingiu 51 mil domicílios por minuto, entre janeiro e agosto deste ano. Isso representa um aumento de 140% em cinco anos: em 2017, o canal alcançava 21,3 mil residências.

Ou seja, após um período crítico e uma crise de identidade, a Record News resgatou sua proposta inicial e foi redescoberta pelo público. O canal de notícias chega aos 15 anos vivendo um de seus melhores momentos.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor