Erick Jacquin é o único jurado do trio original que ainda bate ponto no MasterChef Brasil, no ar nas noites de terça-feira na Band. Na atual temporada, o chef francês divide a cena com Helena Rizzo, sucessora de Paola Carosella, e Rodrigo Oliveira, substituto de Henrique Fogaça.

Henrique Fogaça
Henrique Fogaça – Divulgação / Band

No entanto, esta configuração não é definitiva. Fogaça não deixou o talent show de vez e deve voltar a aparecer nas próximas temporadas do programa de culinária apresentado por Ana Paula Padrão.

[anuncio_1]

Baixa

Rodrigo Oliveira, chef
Foto: Carol Gherardi/Divulgação

No início do ano, Henrique Fogaça surpreendeu os fãs do MasterChef ao anunciar que não estaria na nova temporada da atração, que a Band exibe atualmente. O chef Rodrigo Oliveira (foto acima) foi convidado para substituí-lo.

Muitos chegaram a acreditar que Fogaça fazia a mesma trilha de Paola Carosella, a primeira jurada original do MasterChef a deixar o programa. Paola se despediu da atração em 2021 e, atualmente, bate ponto no GNT comandando o Alma de Cozinheira.

Com isso, os fãs até apostaram que Erick Jacquin seria o próximo a sair do MasterChef. O francês, que já declarou publicamente que gostaria de voltar a ter um programa solo, estaria inclusive na mira do mesmo GNT que arrematou Paola. Vale lembrar que Jacquin já teve um programa para chamar de seu, o bem-sucedido Pesadelo na Cozinha.

Provisório

Henrique Fogaça, Helena Rizzo e Erick Jacquin no MasterChef Brasil
Henrique Fogaça, Helena Rizzo e Erick Jacquin no MasterChef Brasil (reprodução/Band)

No entanto, Henrique Fogaça fez questão de deixar claro que sua saída era provisória. Em suas redes sociais, ele justificou sua ausência no programa que o tornou nacionalmente conhecido.

“Estou dando uma pausa para poder me dedicar a questões pessoais, principalmente no que diz respeito a família, e tão logo estarei de volta, ainda este ano”, explicou. “Aos fãs que me acompanham na atração desde 2014, agradeço todo carinho e respeito que construímos ao longo desses anos, e reforço que é apenas uma pausa, nos veremos de novo muito em breve”, finalizou o chef.

Meses depois, Fogaça não deixou os fãs na mão e cumpriu sua promessa. De acordo com Flavio Ricco, colunista do R7, o jurado já retornou ao trabalho nos Estúdios Vera Cruz, onde a atração é gravada. Ele estará no próximo MasterChef Profissionais, que estreia ao final da atual temporada.

Desgaste

Ana Paula Padrão - MasterChef
Reprodução / Band

Apesar de ainda contar com fãs entusiastas, o MasterChef de Ana Paula Padrão (foto acima) e cia não vive sua melhor fase na Band. Após um início apoteótico, com episódios que chegavam a alcançar a liderança na audiência, a atração foi perdendo fôlego ano a ano.

O programa teve o trunfo de apresentar ao grande público o talent show de culinária. Foi a partir do sucesso do MasterChef na Band que outras emissoras se renderam ao filão. Na esteira do pioneiro, vieram programas como Hell ‘s Kitchen e Bake Off Brasil, no SBT, Batalha dos Confeiteiros e Top Chef Brasil, na Record, e Mestre do Sabor, na Globo.

No entanto, a Band acabou explorando o formato à exaustão, emendando diferentes versões e temporadas. Com isso, o público se dispersou e o MasterChef, atualmente, nem de longe repete o êxito de seu começo. Ainda assim, o programa tem sua relevância na grade da Band, além de garantir bom retorno comercial, daí sua permanência no ar.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor