As gargalhadas de Silvio Santos se divertindo ao assistir às Câmeras Escondidas de seu programa são sinônimo de final de domingo. Assim como as tiradas espirituosas de Fausto Silva (foto abaixo) no comando das tradicionais Videocassetadas, que encerraram o extinto Domingão do Faustão, na Globo, por mais de 30 anos.

Faustão na Band
Reprodução / Band

Os vídeos divertidos deixaram os domingos da Globo, mas acompanharam Faustão em seu novo programa da Band. Porém, eles não estarão mais na nova temporada de Faustão na Band, que estreia na segunda-feira (6). É o fim de uma era na televisão brasileira.

[anuncio_1]

Clássico

Domingão do Faustão
Reprodução / Globo

O Domingão do Faustão foi lançado pela Globo em 1989 como uma arma para conquistar a liderança de audiência das tardes de domingo, que, até então, era de Silvio Santos. Para a missão, a emissora abasteceu Fausto Silva de quadros variados, na tentativa de abocanhar o maior número possível de espectadores.

Dentre estes quadros estavam as Videocassetadas, momento do Domingão em que Faustão narrava vídeos que mostravam pessoas ou bichos em situações inusitadas. Quedas, tropeços, acidentes, momentos constrangedores, atropelos, desmaios… Tudo era mostrado com as tiradas espertas do animador e de sua equipe de roteiristas, encabeçada por Riba Carlovich.

Na Band

Cassetadas do Faustão
Reprodução / Band

Ao se transferir para a Band em 2022, Fausto tratou de levar seu famoso quadro com ele. Rebatizado de Cassetadas do Faustão, a atração passou a abrir o Faustão na Band diariamente, com direito inclusive à clássica canção “Sorria, tire a tristeza dessa cara…”.

Porém, aos poucos, os vídeos engraçados foram sumindo do programa da Band. Se inicialmente as Cassetadas eram uma atração diária, depois de um tempo elas passaram a ir ao ar apenas uma vez por semana. Mas, agora, o famoso quadro desaparecerá de vez.

De acordo com o portal Notícias da TV, as Cassetadas do Faustão não vão mais compor o programa de Fausto Silva na Band. Segundo o site, a equipe da atração considerou que o quadro já está ultrapassado e não garante mais a alta audiência dos áureos tempos. Com isso, será encerrado de vez.

Inspirações

SBT - Silvio Santos
Reprodução

O quadro Videocassetadas (ou Cassetadas do Faustão) era inspirado em programas similares da TV dos Estados Unidos, como Candid Camera e America’s Funniest Home Videos, e se tornou um sucesso instantâneo quando foi lançado. Tanto que se tornou o único quadro do Domingão do Faustão a permanecer no ar ao longo de toda a história do programa.

Deu tão certo que outros programas tentaram imitar. No SBT, Gugu Liberato chegou a apresentar uma atração só sobre isso, o Programa de Vídeos (1992), de vida curta. O loiro também comandou o quadro Cassetadas do Gugu no Domingo Legal, com vídeos narrados pela trupe do Café com Bobagem. Mas nunca conseguiu repetir o sucesso de Faustão.

Silvio Santos (foto acima) também chegou a exibir quadros assim em seu programa, com o nome Cassetadas Engraçadas e Desastradas. O título, aliás, chegou a virar um programa solo, apresentado por Helen Ganzarolli.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor