A Globo não tem do que reclamar de Vai na Fé. A atual novela das sete vem registrando boa audiência, colecionando elogios e garantindo excelente desempenho na internet, com ampla repercussão e engajamento. A emissora respira aliviada após os fracos resultados das tramas anteriores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda assim, o canal não quer correr riscos. Por isso, a obra de Rosane Svartman passou por uma avaliação interna, por meio dos grupos de discussão, o que pode implicar em modificações.
Avaliação
De acordo com Flavio Ricco, colunista do R7, a Globo deu início aos trabalhos dos grupos de discussão de Vai na Fé no final de fevereiro. Eles foram formados por espectadores de diferentes perfis, convocados para falar sobre suas impressões acerca da novela.
Por meio dos grupos, a direção da emissora consegue avaliar como a trama chega aos espectadores, identificando quais os pontos positivos e negativos da produção. É assim que o canal consegue descobrir quais são os personagens favoritos da audiência e o que funciona ou não. Os resultados das discussões são utilizados para possíveis alterações na novela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Trata-se de um procedimento de praxe na Globo. Toda obra, com um ou dois meses no ar, passa por grupos de discussão. Mas, no caso de Vai na Fé, como a audiência e a repercussão são favoráveis, os resultados dos grupos não devem impor nenhuma mudança drástica no enredo de Rosane Svartman (foto acima).
Conforme divulgado pelo mesmo Ricco, as primeiras análises indicam que Lui Lorenzo (José Loreto) não é unanimidade entre os espectadores da trama das sete.
Sucesso
A Globo, porém, segue sorrindo de orelha a orelha com o sucesso de Vai na Fé. A saga de Sol (Sheron Menezzes) caiu no gosto do público e reverteu a tendência de queda do horário das sete, em baixa por conta dos resultados fracos de Cara e Coragem (2022), Quanto Mais Vida, Melhor! (2021) e da reprise de Pega Pega (2017).
A emissora avalia que a audiência da atual novela das sete é boa e tem potencial para crescer ainda mais. De acordo com dados do Kantar Ibope Media, a novela anotou 23 pontos de média em São Paulo entre os dias 6 e 11 de março; os números se repetiram na semana posterior, de 13 a 18.
Na média geral até aqui, Vai na Fé acumula 21,6 pontos em São Paulo, principal mercado publicitário do país. A audiência já é maior que a média total de suas antecessoras, Cara e Coragem (com 20,8) e Quanto Mais Vida, Melhor! (com 20,5). Ou seja, a tendência é que a novela cresça ainda mais e supere as anteriores com folga.
Repercussão na rede
Mas não é só a boa audiência de Vai na Fé que anda empolgando a Globo. A emissora também está bastante satisfeita com os resultados da trama na internet. A novela tem sido bastante comentada nas redes sociais e alvo de inúmeras buscas em pesquisas na rede.
Trata-se de um resultado bem mais animador que o obtido por Cara e Coragem (foto acima), que sofreu com a indiferença do público. A novela de Claudia Souto passou praticamente despercebida pelos usuários das redes sociais.
Além disso, a trama foi a menos vista do streaming desde a criação do Globoplay, em 2016. Enquanto isso, Vai na Fé está no Top 5 das atrações consumidas na plataforma.