Apanhando de Chaves, Ana Maria Braga perdeu a paciência e fez desabafo ao vivo em 1999 - TV História

Apanhando de Chaves, Ana Maria Braga perdeu a paciência e fez desabafo ao vivo em 1999

Em 1999, Ana Maria Braga surpreendeu o público pouco depois do Mais Você ter completado um mês no ar na Rede Globo. A apresentadora, que vinha sofrendo muita pressão por perda de audiência e tendo o seriado Chaves, do SBT, no encalço, fez um desabafo ao abrir a edição de 22 de novembro do programa.

Naquela época, o Mais Você ia ao ar às 13h45. Logo no começo da atração, Ana Maria mexeu em objetos de sua mesa, tirou o ponto eletrônico do ouvido e falou ao público. “Tenho recebido muitas críticas. Eu me sinto como alguém que chegou numa casa nova. E ela é tão bonita, tão bem-feita, que eu fico com medo de mexer nas coisas”, desabafou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Em seguida, começou a andar pelo cenário e mexer nos objetos; também tirou as luvas que marcaram o início do programa. “Meu diretor de imagem vai ficar maluco, mas eu vou me levantar para mexer no vaso de flores. Quero agradecer sua paciência e dizer que só quando eu chegar à minha casa poderei chegar também à sua”, continuou.

Logo depois, a apresentadora eximiu a Globo de qualquer responsabilidade. “A culpa é só minha. A Globo me deu tudo o que tenho direito. Graças a Deus, tenho uma equipe muito competente. Quis dizer tudo isso porque recebi muitos e-mails pedindo que eu fosse mais eu e acordei: dei um ‘acorda, menina’ em mim mesma. A partir de hoje, você vai estar num programa diferente”, prometeu.

Após a euforia da estreia, quando marcou 24 pontos, o Mais Você estava oscilando entre 14 e 15 pontos. No dia 17 de novembro, havia conseguido apenas 12 pontos, chegando a perder para Chaves. No dia do desabafo, marcou 17.

De acordo com o jornal O Globo de 23 de novembro de 1999, nos bastidores da atração a reação era de surpresa. “Segundo integrantes da produção, todos sabiam que a apresentadora estava insatisfeita, mas ninguém esperava que ela tomasse tal atitude. Nem o diretor-geral, Luiz Gleiser. Ao sair do ar, Ana Maria preferiu não fazer mais comentários sobre o assunto”, informou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Confira o vídeo do desabafo:

Puxão de orelhas e reformulação

Alguns dias depois, em 28 de novembro, o jornal O Estado de S. Paulo disse que a Globo deu um puxão de orelhas na apresentadora, mas a história não teria maiores desdobramentos. Além disso, o programa passaria por uma reformulação.

“Descontrair-se. Essa foi a orientação dada a Ana Maria Braga pela direção da Globo para recuperar a audiência do Mais Você. Por ter feito um desabafo ao vivo na segunda-feira, em que admitiu estar com dificuldades para acertar o tom do programa, ela levou um puxão de orelhas da direção da Globo. Mas não houve punições”, enfatizou a matéria. “A emissora avalia que o público não migrou para a concorrência, apenas desligou a TV por não ter gostado do que viu”, completou.

Ainda de acordo com o jornal, a apresentadora estava nervosa com alguns e-mails que vinha recebendo do público. “Quase todos diziam a mesma coisa: ela estava tensa no ar porque a Globo estaria lhe tolhendo. Foi para mostrar que isso não estava ocorrendo que ela resolveu desabafar”, ressaltou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A reportagem também destacou que a então superintendente-executiva da emissora, Marluce Dias da Silva, não gostou do ocorrido, mas avaliou que Ana Maria havia sido delicada; em seguida, destacou um diretor para conversar com ela: “Ana ouviu dele que a Globo gosta e acredita no Mais Você, mas o programa precisa evoluir. Também pediu a ela para que desabafos não se repetissem. Afinal, a apresentadora comanda um programa ao vivo e a emissora poderia perder a confiança nela”.

Em pouco tempo, a atração ganhou novos quadros, reportagens especiais e começou a reagir. Em março de 2001, passou a ser exibido no período da manhã, com maior duração, onde está até os dias atuais – no momento, entretanto, teve sua exibição suspensa em virtude da pandemia do novo coronavírus.



Leia também