Tradicional programa das noites de domingo da Globo, o Fantástico completou 51 anos no último dia 5 de agosto. Atualmente comandada por Maju Coutinho e Poliana Abritta, a atração já foi apresentada por grandes nomes da televisão brasileira.
Entre eles, Sérgio Chapelin, que esteve na edição de estreia e foi figura constante nos primeiros anos da atração. O locutor voltou ao dominical em 1989, dividindo a apresentação da revista eletrônica com Valéria Monteiro e William Bonner, e ficou por lá até 1990.
Chapelin também foi um grande nome do Jornal Nacional e do Globo Repórter – programa que comandou até sua aposentadoria, em 2019. Depois disso, passou a viver em meio à natureza e surpreendeu o público ao reaparecer com cabelos longos e barba.
Grande nome da televisão brasileira
Sérgio Vieira Chapelin começou sua carreira como locutor no rádio ainda em sua cidade natal, Valença (RJ). Na capital fluminense, chegou a trabalhar num banco antes de voltar aos microfones.
Após passar pela Rádio Tamoio, Chapelin foi chamado para um teste na Globo e acabou sendo contratado pelo canal. Foi assim que ele passou a apresentar o Jornal Nacional ao lado de Cid Moreira, a partir de 1972.
Na Globo, o locutor também passou pelo Fantástico (1973) e pelo Globo Repórter (1973), tornando-se o primeiro apresentador a comandar o tradicional programa de grandes reportagens. Ele chegou a deixar a Globo para comandar o Show Sem Limite no SBT, em 1983, mas voltou à líder de audiência no ano seguinte.
Aposentadoria
De volta à Globo, Sergio Chapelin voltou a formar dupla com Cid Moreira no Jornal Nacional, além de comandar a nova fase do Fantástico, que estreou em 1989. No ano seguinte, passou a se dedicar apenas ao telejornal, onde ficou até 1996.
No mesmo ano, ao deixar a bancada do JN, voltou ao Globo Repórter, onde ficou até 2019. Em 27 de setembro do referido ano, ele se despediu da atração e anunciou sua aposentadoria.
“Estive na maior parte dessa história primorosa do Globo Repórter e isso me deixa muito feliz. Da primeira fase do programa, mais documental, passando pela fase em que éramos mais factuais, até o momento atual, quando falamos sobre todos os assuntos. Saio com a sensação de dever cumprido”, declarou, na época. “Minha trajetória na televisão era tudo o que eu poderia desejar na vida. Sou muito grato ao público e aos colegas por todo esse carinho e simpatia. Me sinto muito honrado”, completou.
Por onde anda Sérgio Chapelin?
Em 2020, ele surpreendeu o público ao reaparecer na TV com um visual bem diferente. Em decorrência da morte de José Itamar de Freitas, antigo diretor do Fantástico, Chapelin ressurgiu num depoimento praticamente irreconhecível, de barba e cabelos brancos e longos.
No ano passado, em comemoração aos 50 anos do Globo Repórter, Sérgio Chapelin voltou a aparecer. Renata Ceribelli foi até a casa do locutor em Itamonte para entrevistá-lo. Desta vez, no entanto, ele estava com os cabelos mais curtos, embora siga com a barba aparente. Atualmente, o apresentador está com 83 anos e segue vivendo no meio do mato.