Susana Vieira já fez de tudo na telinha: já foi mocinha, vilã, protagonista, coadjuvante… Na maturidade, emplacou ricaças refinadas, como Branca Letícia, de Por Amor (1997), ou tipos populares, como Maria do Carmo, de Senhora do Destino (2004).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas havia um tipo que Susana nunca havia feito na TV: o de uma senhora idosa. Aos 80 anos, a atriz mantém uma personalidade marcante e um ar jovial, o que lhe distancia da tradicional “velhinha”. Mas ela finalmente se renderá à personagem em Terra e Paixão, próxima novela das nove da Globo.
Na trama de Walcyr Carrasco, Susana Vieira será Cândida, uma dona de bar que, por conta da idade avançada, conhece bem os segredos dos moradores de Nova Primavera, onde a trama se passa. Inicialmente, a personagem seria vivida por Fernanda Montenegro, de 93 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Volta às novelas
Terra e Paixão marcará a volta de Susana Vieira às novelas. A atriz está afastada dos folhetins desde 2019, quando viveu a implacável tia Emília em Éramos Seis (foto acima). A personagem era uma ricaça refinada e esnobe, como tantas outras que ela encarnou em seus mais de 60 anos de televisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Mas, desta vez, a atriz surgirá diferente. Esqueça o traje sóbrio e elegante, os cabelos impecáveis e o salto alto da tia de Lola (Gloria Pires). Cândida é o oposto da última personagem de Susana na TV: é uma mulher simples, de aparência simplória e completamente desprovida de vaidade. Os cabelos grisalhos fazem parte da composição da nova personagem.
“Eu achei até que fiquei bonita. Estava assustada, tinha trauma de cabelo branco, não podia ter um centímetro, corria pra cobrir. Vários preconceitos”, admitiu a atriz à coluna de Ancelmo Goes, em O Globo.
Vitória
Reprodução / GloboPara Susana Vieira (na foto acima, com Renata Sorrah), voltar às novelas depois de tanto tempo tem um sabor especial. A atriz admitiu que o período de pandemia foi difícil para ela, que se sentiu “estranha” sem poder trabalhar. No ano passado, ela voltou aos palcos no Brasil e em Portugal, mas acabou contraindo Covid-19 e ficou muito mal.
Por isso, ela celebra a volta aos estúdios para gravar Terra e Paixão. Susana revelou que seu retorno às gravações fez com que ela ficasse “emocionada e feliz”. A estrela também comemora a chance de fazer um personagem diferente.
“É a primeira vez que vou fazer uma velha, como se fosse uma pessoa bem mais velha do que eu sou, apesar de já ter 80 anos e não aparentar”, cravou.
Nova personagem
Terra e Paixão se passa em Nova Primavera, uma pequena cidade do interior do Mato Grosso do Sul. É ali onde Antonio La Selva (Tony Ramos, na foto acima), um poderoso empresário do agronegócio, toca sua produção.
Veterana da cidade, Cândida é dona de um bar no qual suas funcionárias também fazem programa. Por conta disso, o local é bastante frequentado pelos homens da cidade e ela conhece a história de cada um deles.
A dona do bar guarda inúmeros segredos. Um deles diz respeito a Irene (Gloria Pires), esposa de Antonio e grande vilã da trama. No passado, a ricaça já trabalhou no bar de Cândida, fato que a megera faz de tudo para esconder.
Inicialmente, Cândida seria vivida por Fernanda Montenegro, repetindo a parceria com Walcyr Carrasco iniciada em O Outro Lado do Paraíso (2017) e continuada em A Dona do Pedaço (2019). No entanto, a atriz acabou deixando o elenco da produção por conta de outros trabalhos assumidos. Assim, Susana Vieira ficou com o papel.