Ao vivo e com polêmico beijo, primeira novela da TV brasileira estreava há 69 anos

Provavelmente quem estava envolvido não sabia, mas há exatamente 69 anos, no dia 21 de dezembro de 1951, a então novata televisão brasileira, com pouco mais de um ano de vida, vivia a estreia de um gênero que a dominaria completamente dentro de algum tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesse dia, às 20h, a TV Tupi de São Paulo colocava no ar a primeira novela da história do veículo. Sua Vida me Pertence foi escrita e dirigida por Walter Forster (1917-1996), que também foi um dos protagonistas do folhetim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A produção ia ao ar somente duas vezes por semana, às terças e quintas, com capítulos exibidos ao vivo e que duravam 20 minutos – vale lembrar que a novela diária surgiu apenas em 1963, com 2-5499 Ocupado, na TV Excelsior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A história de Sua Vida me Pertence era simples e mostrava a paixão de uma moça por um homem que desdenhava seu amor. Além de Forster, estavam no elenco Vida Alves (1928-2017), Lia de Aguiar (1927-2000), Néa Simões (1923-2002), Dionísio Azevedo (1922-1994), Lima Duarte, entre outros.

Além de ser a primeira novela da televisão brasileira, Sua Vida me Pertence ficou marcada pela exibição do primeiro beijo no veículo.

“Foi um verdadeiro tabu na época, o que gerou muita discussão. Porém, não era um beijo como estamos acostumados a ver. Na verdade, não passou de um inocente ‘selinho’ entre os protagonistas Walter Forster e Vida Alves”, comentou nosso colunista Nilson Xavier em seu site Teledramaturgia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Para que a cena pudesse ser realizada, Forster teve que ir pessoalmente conversar com o marido de Vida, um engenheiro italiano que acabou concordando com o inusitado pedido.

Sua Vida me Pertence teve apenas 15 capítulos e foi exibida até 8 de fevereiro de 1952, mas marcou seu nome para sempre na história da televisão brasileira.

Sair da versão mobile