André Santana

A Globo divulgou um vídeo com as primeiras imagens de Renascer, novela que substituirá Terra e Paixão a partir de janeiro de 2024. O teaser mostra o início da história de amor entre José Inocêncio (Humberto Carrão) e Maria Santa (Duda Santos), protagonistas da primeira fase do folhetim – o protagonista será vivido por Marcos Palmeira posteriormente.

Marcos Palmeira como José Inocêncio em Renascer
Marcos Palmeira como José Inocêncio em Renascer (divulgação/Globo)

O vídeo, claro, repercutiu rapidamente nas redes sociais e já gerou expectativa quanto ao que vem por aí. Mas, em meio aos elogios às belas imagens e às boas atuações, Renascer não escapou de uma crítica quase unânime: sua logo, considerada simples demais pelo público, foi detonada.

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Sem criatividade

O vídeo divulgado pela Globo é encerrado com a provável identidade visual de Renascer. A logo segue a tendência atual das artes da Globo: uma tipografia simples aplicada a uma paisagem. Desta vez, a palavra “Renascer” aparece em letras vazadas, que revelam um chão forrado de sementes de cacau.

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A arte não agradou parte do público, que reclamou nas redes sociais. Muitos se lembraram que a logo da versão original, de 1993, era muito mais bonita e significativa que a atual.

“Essa é a logo definitiva da novela? Ficou horrível. Espero que mude”, reclamou um usuário do X (ex-Twitter).

“A logo da versão original era uma das melhores que a Globo já fez. Já essa tá péssima”, reclamou outro.

Na primeira versão, a palavra “Renascer” era grafada com uma tipografia tridimensional que fazia um movimento em direção ao topo, representando o crescimento. Não apenas a logo, mas a abertura é muito lembrada pelos fãs, apesar do exagero no uso dos efeitos visuais.

 

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Decepção que se repete

Thalita Carauta na abertura de Elas por Elas (2023)
Thalita Carauta na abertura de Elas por Elas (2023) (reprodução/Globo)

Renascer, portanto, encara as mesmas críticas de Elas por Elas. O remake do clássico de Cassiano Gabus Mendes decepcionou os fãs da versão original por conta da nova abertura, considerada bem menos criativa que a original, que é considerada uma das melhores aberturas já feitas pela Globo.

A versão de 1982 de Elas por Elas era aberta com imagens de uma festa anos 1960, que se transformavam em fotos. Destas fotos, saíam as sete protagonistas da trama, uma de cada vez, até que, no final da abertura, todas elas apareciam juntas saindo da festa.

Já a abertura do remake faz uso do batido recurso da colagem, com fotos das protagonistas que se sobrepõem e criam diversos movimentos. Muitos compararam a nova abertura com uma vinheta pouco inspirada de Malhação.

Tendência

Hans Donner
Hans Donner

Mas, apesar de desagradar parte do público, a nova logo de Renascer segue a atual tendência das artes da Globo, que são mais minimalistas. A emissora, na verdade, segue uma tendência mundial, criando logos simples que podem ser aplicadas a diversos fundos, o que dá sentido à marca.

Terra e Paixão, por exemplo, traz seu título escrito em uma tipografia simples e branca, mas é aplicada à terra vermelha que faz parte do enredo de Walcyr Carrasco, fazendo a relação com a história. O remake de Pantanal seguiu o mesmo estilo: letras simples, mas aplicadas às paisagens pantaneiras.

Apesar de ser uma tendência de design, as artes minimalistas não agradam boa parte dos noveleiros, que são saudosos da “era Hans Donner”. O famoso designer criou artes memoráveis, abusando das letras metálicas em 3D que faziam diversos movimentos – um estilo “futurista” que marcou, sobretudo, os anos 1990.

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André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor