Recentemente, o mercado televisivo se agitou com a ida de Daniela Lima para a GloboNews. Muito antes disso, em outubro de 2020, Gloria Vanique surpreendeu o público ao anunciar sua saída da Globo, na qual vivia uma boa fase à frente do Bom Dia São Paulo, e a transferência para a CNN Brasil. Na época, o canal de notícias tinha poucos meses de vida.

Daniela Lima apresentando jornal na CNN
Daniela Lima no comando de jornal da CNN Brasil (Reprodução / CNN Brasil)

A jornalista chegava à nova casa com uma grande missão: dividir o comando do jornal vespertino CNN 360º com Daniela. O noticioso, até hoje, é considerado um dos principais produtos da casa. Ou seja, Gloria chegava prestigiada.

No entanto, ela durou pouco na função. Gloria Vanique e Daniela Lima começaram se estranhar no ar, o que fez a direção da CNN Brasil optar por retirar a jornalista do programa.

Chegada

CNN Brasil - Gloria Vanique
Gloria Vanique (Reprodução / CNN Brasil)

O CNN 360º estreou junto com a programação da CNN Brasil, em março de 2020, e em pouco tempo se tornou um dos mais bem-sucedidos telejornais da grade do canal. A atração vespertina ficou caracterizada pela ampla cobertura política, apostando na apuração ao vivo da âncora Daniela Lima, que logo se tornou nome forte da estação.

Daniela teve inúmeros companheiros de bancada nos primeiros meses da CNN Brasil. Inicialmente, Reinaldo Gottino dividia com ela o comando do 360º. Ao deixar o canal para voltar à Record, o apresentador foi substituído por Rafael Colombo. Em seguida, Carol Nogueira passou pela bancada.

Até que, em outubro de 2020, a CNN Brasil anunciou a contratação de Gloria Vanique, que passou a comandar o CNN 360º ao lado de Daniela Lima. Porém, ela ficou apenas cinco meses no programa.

Leia também: Tarde demais: um dia antes de morrer, Pelé realizou sonho de filha rejeitada

Climão

CNN Brasil - Daniela Lima e Gloria Vanique
Gloria Vanique e Daniela Lima no CNN 360° (Reprodução / CNN Brasil)

A saída de Gloria do CNN 360º se deu por conta de alguns “climões” entre ela e a colega durante a condução do telejornal. Em maio de 2021, o portal Notícias da TV informava que, por conta da situação, a direção do canal achou melhor remover a então recém-contratada e manter Daniela sozinha na atração.

Segundo o NTV, “estranhamentos” entre Gloria Vanique e Daniela Lima eram constantes durante o programa. Num destes embates, o semblante de Gloria teria deixado transparecer seu incômodo com a colega, o que levou a CNN a promover mudanças.

O climão aconteceu quando as âncoras noticiavam o veto da Anvisa à vacina Sputnik V, de prevenção à Covid-19. Ao concluir sua explicação, Lima deu a deixa para Vanique como uma “ordem”.

“Pronto, Glorinha. Destaca os trechos da fala e chama o nosso time”, pediu Daniela.

“Não, não eram trechos da fala que eu estava anotando, mas uma explicação mais detalhada sobre como foi desenvolvida a Suptnik V”, respondeu Gloria, visivelmente desconcertada.

“Manda bala!”, rebateu Daniela.

Mudança

CNN Brasil - Gloria Vanique
Gloria Vanique (Reprodução / CNN Brasil)

Após o ocorrido, a direção da CNN Brasil achou melhor separar a dupla. A emissora considerou que as coisas poderiam ficar piores se a parceria fosse mantida e, por isso, optou por retirar Gloria Vanique do noticioso. A partir de maio de 2021, Daniela Lima comandou o programa sozinha.

Ainda de acordo com o Notícias da TV, Gloria e Daniela não se davam mal. As duas mantinham uma boa relação nos bastidores, mas não funcionaram juntas no ar. A direção da CNN Brasil teria considerado que Daniela Lima tem “perfil de líder” e, por isso, ofuscava seus parceiros, daí a decisão de mantê-la sozinha.

Mas a mudança não foi boa para Gloria Vanique. À jornalista foi prometido uma nova atração, algo que nunca aconteceu de fato. Gloria passou a narrar documentários e outros programas da matriz americana da estação. Além disso, passou a ancorar o semanal CNN Nosso Mundo. No final de 2022, com a dispensa em massa promovida pela CNN, ela deixou o canal.

Recentemente, foi Daniela Lima quem deixou a estação de notícias. Ela assinou com a GloboNews, onde comandará o Conexão ao lado de Camila Bonfim e Leilane Neubarth. A saída se deu em meio a boatos de restrições editorais por parte da CNN Brasil, o que teria incomodado a jornalista.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor