Atualmente com 44 anos, Liliana Castro nasceu no Equador e é de descendência argentina. Seu pai era um diplomata brasileiro e sua mãe uma química argentina. Isso fez com que Liliana morasse em oito países diferentes. Ela é fluente em inglês, português, espanhol e italiano. A atriz veio para o Brasil somente aos 16 anos.

Eduardo Moscovis e Liliana Castro em Alma Gêmea
Eduardo Moscovis e Liliana Castro em Alma Gêmea

Desde criança, começou a explorar a arte, com o apoio da família. Gravou comerciais de TV na Venezuela e na Itália. Fez teatro amador desde os 10 anos e formou-se em interpretação.

Estreou na carreira artística no teatro. Na televisão, começou como VJ, na Fox Kids. Sua primeira atuação em novelas foi uma pequena participação em Força de um Desejo (1999). Na TV Cultura, esteve em Ilha Rá-Tim-Bum, ao lado de Paulo Nigro, com quem, mais tarde, fez par romântico em Os Mutantes – Caminhos do Coração (2007).

Liliana Castro em Os Mutantes
Liliana Castro em participação em Os Mutantes (Foto: Reprodução/ Record)

Em 2002, retornou à Globo, atuando em Sabor Paixão, Da Cor do Pecado (2004) e, em 2005, esteve na primeira fase de Alma Gêmea, sucesso espírita de Walcyr Carrasco.

Troca de papéis

Eduardo Moscovis e Liliana Castro em Alma Gêmea
Eduardo Moscovis e Liliana Castro em Alma Gêmea

A ideia do autor era que Liliana fosse a protagonista, Serena, porém ela estava com outros dois projetos e, por isso, fez apenas a primeira fase, no papel de Luna, esposa amada de Rafael (Eduardo Moscovis).

A bailarina Luna, uma mulher sensível, delicada e apaixonada, morre já no primeiro capítulo da trama, num falso assalto, arquitetado pela prima malévola Cristina (Flávia Alessandra), pois a vilã é apaixonada por Rafael e se considera injustiçada por não ter sido escolhida por ele.

Acreditando ter liberado o caminho para o coração de Rafael, Cristina continua tentando conquistá-lo, mas Luna reencarna em Serena (Priscila Fantin, em substituição a Liliana), que chega a São Paulo para descobrir o significado de um sonho recorrente, onde Luna aparece constantemente.

 

Tragédia em meio às gravações

Priscila Fantin em Alma Gêmea
Priscila Fantin em Alma Gêmea da TV Globo (Foto: Reprodução/Globo)

Apesar de sair logo da trama, Liliana esteve presente em toda a novela, pois as lembranças de Rafael, assim como os sonhos de Serena, a traziam repetidamente à trama.

Em meio às gravações, Liliana perdeu seu irmão tragicamente, mas contou com o apoio incondicional da equipe e, principalmente, de Priscila Fantin e Emiliano Queiróz.

Na mesma época da novela, a atriz fez faculdade de cinema e, em seguida, concluiu um mestrado em artes cênicas em Londres, onde também estudou interpretação e dança.

Saída da Globo e mudança do Brasil

Liliana Castro e Angelo Paes Leme em Ribeirão do tempo
Liliana Castro e Angelo Paes Leme em Ribeirão do Tempo (Foto: Reprodução)

Liliana esteve cotada para participar de Páginas da Vida, mas isso não aconteceu. Ela então foi para a Record, onde atuou em Os Mutantes – Caminhos do Coração. Após o trabalho, protagonizou Ribeirão do Tempo (2010).

Liliana participou ainda das séries Fora de Controle (2012), Só Garotas (2014) e Psi (2017 a 2019), mas já morando em Los Angeles, nos Estados Unidos, para onde se mudou em 2012. Por lá, tem uma produtora de vídeo com foco em produções educacionais.

Inspirada pelos projetos, Liliana Castro criou um canal no YouTube chamado Socrática, que também tem conteúdo educacional e científico, com versões em português, inglês e kids.

Compartilhar.

Thais Milena é uma jornalista formada apaixonada pela história da televisão brasileira e pelo universo dos famosos. Com conhecimento e entusiasmo, se dedica a compartilhar informações, curiosidades e análises sobre os bastidores da televisão, os programas icônicos e os artistas renomados do Brasil. Através do trabalho, busca entreter e informar seus leitores, levando-os a uma viagem pelos momentos marcantes e pelas personalidades que influenciaram a cultura televisiva do país.