Rafael Miguel, que participou de Cristal (2006, foto) e Chiquititas (2013) no SBT, estava cotado para retornar à emissora de Silvio Santos quando foi friamente assassinado por Paulo Cupertino, pai da namorada do ator, Isabela Tibcherani.

Cristal - Bárbara Paz e Rafael Miguel
Reprodução / SBT

Na trama de Íris Abravanel, Rafael interpretou o encrenqueiro Paçoca. Ele estava sem trabalho desde o fim das gravações da trama. A falta de convites para atuar acarretou, inclusive, em um quadro depressivo.

Volta à TV

As Aventuras de Poliana - Sophia Valverde
Divulgação / SBT

Rafael Miguel, porém, estava incluído em testes para uma das produções do SBT. A emissora estava decidida a gravar Patinho Feio, adaptação de Leonor Corrêa para a trama argentina de mesmo nome (2007) – já convertida em folhetim mexicano, Atrévete a Soñar (2009).

Segundo informações divulgadas pelo portal Notícias da TV, o ator havia sido convidado por Márcia Ítalo, diretora de elenco da rede de Silvio Santos, para participar da seleção de atores e atrizes para a novela.

Patinho Feio estava cotada para substituir As Aventuras de Poliana (2018, foto) em meados de 2020.

Mudança de planos

Poliana Moça - Dalton Vigh e Sophia Valverde
Divulgação / SBT

A trama não saiu do papel. As Aventuras de Poliana foi esticada por mais de um ano. Em 2020, em meio à paralisação das gravações por conta da pandemia de Covid-19, o SBT recorreu à reprise de Chiquititas. Os trabalhos foram retomados com Poliana Moça (foto), continuação de ‘Aventuras’.

Para substituir a “segunda temporada” de Poliana, o canal escalou A Infância de Romeu e Julieta. A previsão é que a trama assinada por Íris Abravanel e equipe ocupe o vídeo em maio deste ano.

Crime

Chiquititas - Rafael Miguel
Lourival Ribeiro / SBT

Rafael Miguel ficou conhecido ainda criança, ao estrelar um comercial de suplemento alimentar no qual fazia pirraça para a mãe comprar brócolis. Antes de Chiquititas, ele passou por Cristal (2006), também no SBT, e Pé na Jaca (2006) e Cama de Gato (2009), da Globo.

O ator foi assassinado, aos 22 anos, assim como seus pais João Alcisio Miguel e Mirian Selma Miguel. Os três foram vítimas de Paulo Cupertino, que não aprovava o relacionamento da filha com Rafael.

Após cometer o crime, Paulo fugiu. Ele foi capturado em maio de 2022. No momento, o assassinato aguarda julgamento por triplo homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e recurso que impediu a defesa das vítimas.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor