A “rainha do rock” Rita Lee nos deixou no dia 8 de maio, aos 75 anos de idade, após perder a batalha contra um câncer de pulmão. Considerada uma das maiores artistas do país, a cantora deixou sua marca na música, mas também era presença constante na televisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rita Lee passou os últimos momentos de sua vida como sempre desejou. De acordo com a família da artista, a passagem da cantora aconteceu da maneira que ela sempre quis. A artista também foi velada da forma que escolheu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desejo da artista
Rita Lee vinha lutando contra um câncer de pulmão desde 2021. A cantora vivia reclusa em sua casa, ao lado do marido, o guitarrista Roberto de Carvalho (foto acima), de onde saía apenas para realizar seu tratamento de saúde. Ela chegou a ser internada em fevereiro deste ano, mas teve alta pouco tempo depois.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Ao anunciar o falecimento da artista, a família de Rita Lee fez questão de ressaltar que a cantora morreu da maneira que sempre quis.
“Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no fim da noite de ontem (08/05), cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”, dizia a nota.
Velório
Rita Lee também deixou orientações sobre como gostaria que fosse realizado o seu velório. Segundo informações do jornal O Globo, a cantora pediu para que seu corpo fosse velado no Planetário do Ibirapuera, em São Paulo, o que de fato aconteceu.
A artista também pediu para ser velada usando vestes na cor púrpura, inclusive as meias. Rita ainda solicitou que não fossem colocadas velas em seu velório, apenas luzes de led. Outro pedido da cantora foi que a data de seu nascimento fosse projetada no teto do planetário, como uma forma de mostrar a pequenez da morte diante do universo.
Ainda de acordo com a publicação, Rita Lee pediu para não ter flores em seu velório. A família, no entanto, abriu uma exceção e colocou alguns lírios sobre o caixão da estrela.
Rita na TV
Apesar de ter trilhado uma brilhante carreira como cantora, Rita Lee também sempre foi uma figura bastante presente na televisão. Ela não apenas se apresentou nos programas de auditório como comandou diversas atrações na telinha.
No início da década de 1990, ela emplacou o lendário TVLeeZão, na MTV Brasil. Pouco mais de 10 anos depois, integrou a primeira e mais lembrada formação do Saia Justa, no GNT, com Monica Waldvogel, Marisa Orth e Fernanda Young (foto acima). Em 2005, ganhou um talk show no canal, Madame Lee.
Além disso, Rita Lee emplacou diversas canções em trilhas sonoras de novelas. Soa voz foi ouvida nas aberturas de O Pulo do Gato (1978), Chega Mais (1980), Final Feliz (1982), Sassaricando (1987), Lua Cheia de Amor (1990), A Próxima Vítima (1995), Zazá (1997), Ti Ti Ti (2010) e Espelho da Vida (2018).