A edição especial de Chocolate com Pimenta (2003) dá ao público a chance de relembrar a história das irmãs Celina (Samara Felippo) e Graça (Nívea Stelmann). As duas enfrentam diversos percalços ao longo da novela de Walcyr Carrasco.

Chocolate com Pimenta - Nívea Stelmann
Divulgação / Globo

Filhas do contador Reginaldo (Antônio Grassi), Celina e Graça perdem a mãe logo no início da trama. Elas têm que lidar com o vício do pai em jogos, assim como a busca dele por emprego e a grana curta, que não cobre as necessidades da casa.

As irmãs mostram, ao longo da narrativa, como o machismo era forte na época. Celina e Graça são constantemente diminuídas pelo pai e por seus respectivos maridos.

Aposta perdida

Chocolate com Pimenta - Cláudio Corrêa e Castro
Reprodução / Globo

Em um ato de extrema irresponsabilidade, Reginaldo aposta a filha Celina no jogo. Diante da derrota, a jovem é obrigada a se casar com o banqueiro Conde Klaus (Cláudio Corrêa e Castro), de quem sente nojo.

O fato implica na separação definitiva dela e de Guilherme (Rodrigo Faro). Os dois sempre foram perdidamente apaixonados; o romance, porém, nunca contou com a aprovação de Reginaldo.

Celina passa por momentos difíceis ao lado do banqueiro. A “cabritinha” não cede às investidas de Conde Klaus, alegando o desejo de terminar seu enxoval antes da primeira noite ao lado do marido.

Trairagem

Chocolate com Pimenta - Rodrigo Faro
Reprodução / Globo

Enquanto isso, Graça revela sua verdadeira personalidade. Ela passa a atrapalhar a reconciliação de Celina e Guilherme, forçando a irmã a manter o casamento com o velhote.

Graça acaba forjando uma “noite de amor” ao lado do advogado que, bêbado, julga ter engravidado a moça. Guilherme acaba assumindo o compromisso, o que deixa Celina desolada.

Diante do ocorrido, Reginaldo é obrigado a contar os motivos pelo qual sempre rejeitou o rapaz. Ele acreditava ser o pai de Guilherme, o que configuraria, fosse na relação com Graça ou com Celina, em incesto.

A suposição cai por terra quando Margot (Rosamaria Murtinho) revela ser a verdadeira mãe do moço. Sem condições financeiras, ela entregou o filho para uma amiga criar – foi com esta mulher que Reginaldo se envolveu, julgando ter gerado Guilherme.

O que acontece com Graça no final de Chocolate com Pimenta?

Chocolate com Pimenta - Nívea Stelmann e Samara Felippo
Reprodução / Globo

Durante a noite de núpcias, Guilherme confirma que Graça é virgem, o que o isenta de culpa.

“É um caso de honra. Celina, eu fui acusado de seduzir a sua irmã e naquela noite eu não me lembrava porque estava bêbado. Mas a sua irmã Graça garantiu que havia passado uma noite comigo”, dispara ele.

“Eu me senti um crápula por aproveitar da irmã da moça que eu amava. Pois a Graça não está esperando filho algum. Eu tive a prova na nossa primeira noite de casados, a sua irmã até ontem era virgem. Até ontem nunca tinha se deitado com homem nenhum, muito menos comigo. E não está esperando filho nenhum”, revela.

Porém, Graça acaba engravidando. A gestação de risco culmina com a morte dela no parto. Antes de partir, ela pede que Celina e Guilherme criem juntos o filho que tivera com ele.

“Meu filho, aperte-o em seus braços para que ele não sinta meu corpo esfriar e sinta o calor do seu coração. Eu fico grata por você ter existido e ter compartilhado da minha vida. Eu fico grata por ser minha irmã e cuidar do meu filho. Esqueça tudo o que aconteceu. Lembre-se de mim”, pediu.

No último capítulo de Chocolate com Pimenta, os pombinhos se unem em uma cerimônia que reúne todos os moradores de Ventura.

Compartilhar.