Anatel confirma meta atingida e Goiânia deverá ter desligamento analógico nesta quarta-feira
20/06/2017 às 18h00
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e o Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) devem divulgar oficialmente na noite desta terça (20) que o sinal analógico de Goiânia será desligado nesta quarta-feira (21).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A aprovação ainda depende de acordo com as emissoras locais e o Seja Digital, órgão que auxilia a população no desligamento, informando nas ruas e distribuindo kits gratuitos. O desligamento total das transmissões do sinal analógico de TV acontecerá em Goiânia e em 28 municípios do entorno.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo pesquisa realizada entre os dias 4 e 15 de junho, pelo Ibope Inteligência, 92% dos domicílios da região já contavam com sinal de TV digital – a pesquisa será divulgada com detalhes nesta quarta.
O percentual mínimo para atingir as condições de desligamento (artigo 4º da Portaria 378/2016) é de 90%, considerando uma margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo.
LEIA TAMBÉM:
● Fim do Caldeirão? Globo toma decisão sobre as tardes de sábado
● Quitar dívidas: Jornal Nacional dá notícia importante para brasileiros com nome sujo
● Agora vai? Continuação de Cheias de Charme é confirmada por atriz
A pesquisa do Ibope apontou que após o desligamento do sinal analógico 95% das residências da capital não ficarão sem a TV digital e 94% nas cidades vizinhas. Goiânia conta com 505.504 domicílios, enquanto os municípios do entorno têm 465.767.
Para superar a meta na capital de Goiás, um esforço de guerra foi feito. O Seja Digital distribuiu mais de 400 mil kits de graça para a população, que afirmava ter dificuldade de encontrá-los em pesquisas feitas anteriormente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, Goiânia é uma das praças mais importantes do Brasil. É a melhor em audiência do SBT, representado pela TV Serra Dourada, e uma das melhores da Record. A Globo tem na cidade seu pior desempenho em todo o País.
Simba Content
O adiamento de maio para junho do desligamento analógico em Goiânia atendeu a interesses da Simba Content, joint-venture formada por Record, SBT e RedeTV!, que estão cobrando de operadoras de TV paga um valor para distribuir seus sinais digitais.
Existe a expectativa de que o sinal das emissoras seja retirado de NET, Sky e Claro, mas consultada pelo TV História, a assessoria disse que não tem uma posição clara sobre isto – ou seja, ainda não se sabe oficialmente se a Simba adotará a mesma postura em Goiânia.
Nas emissoras, o clima é de otimismo. Pessoas ouvidas pelo TV História na TV Serra Dourada/SBT e RecordTV Goiás estão otimistas de que não vão sair do sinal de TV por assinatura, já que nenhum contra-tempo até aqui foi feito.
No entanto, se a Simba tem a intenção de não retirar os canais, as operadoras ainda não foram avisadas, o que denota que um acordo não foi sacramentado. Para assinantes do estado goiano, a NET está avisando, faltando pouco mais de 24 horas, que retirará os sinais das três, por falta de acordo.