André Santana

A Globo conseguiu gerar uma boa curiosidade em torno de Amor Perfeito quando escalou Camila Queiroz (foto abaixo) para viver a mocinha da trama. Afinal, seria o retorno da estrela de Verdades Secretas 2, que havia deixado a emissora em meio a muita confusão e troca de farpas. Além disso, Camila tem boa entrada junto aos jovens e gera engajamento.

Camila Queiroz
Reprodução / Globo

Porém, o buzz criado em torno de seu retorno à Globo cessou assim que a atual novela das seis entrou no ar. Embora esteja longe de ser um fracasso, Amor Perfeito não tem mobilizado o público e está passando quase que despercebida.

[anuncio_1]

Sem repercussão

Amor Perfeito - Tonico Pereira e Tony Tornado
Reprodução / Globo

De acordo com o portal Notícias da TV, o fato de Amor Perfeito não estar alcançando grande repercussão tem preocupado a Globo. Segundo a publicação, a emissora está satisfeita com a audiência, mas gostaria que a trama de Duca Rachid, Julio Fischer e Elísio Lopes Jr. fosse mais comentada.

Até aqui, Amor Perfeito registra média de 19,2 pontos no Kantar Ibope Media na Grande São Paulo, mesmo resultado alcançado por Mar do Sertão (2022). É mais do que Além da Ilusão (2021), que cravou 19,1. Ou seja, a audiência está estável e de acordo com os atuais padrões da Globo.

Porém, o NTV informou que a área de pesquisa da emissora encomendou um estudo que apontou o fraco desempenho de Amor Perfeito nas redes sociais. Segundo a análise, a atual trama das seis tem 40% menos engajamento que Mar do Sertão e Além da Ilusão.

Grande fofoca

Aguinaldo Silva
Divulgação / Globo

Em entrevista à revista Contigo! de janeiro de 2001, na ocasião em que lançava a novela Porto dos Milagres, Aguinaldo Silva (foto acima) explicou que um folhetim faz sucesso quando se torna “uma grande fofoca”. Quando as pessoas comentam o que está acontecendo na trama, é sinal de que a novela “pegou”.

Mais do que nunca, a Globo busca que suas novelas se tornem a “grande fofoca” colocada por Silva. Para a emissora, é importante que suas tramas sejam comentadas, já que engajamento agrega valor, ainda mais em tempos de redes sociais.

A Globo utiliza dados de engajamento para “vender” suas novelas ao mercado publicitário. Por isso, os comentários sobre as tramas são tão importantes quanto a audiência. Assim, para a emissora, não é interessante que sua novela das seis passe despercebida.

Segredo do sucesso

Cara e Coragem - Marcelo Serrado e Paolla Oliveira
Reprodução / Globo

É difícil explicar os motivos que levam uma novela a alcançar repercussão. Quando se trata de um fiasco geral, como Cara e Coragem (foto acima), que registrava baixa audiência e repercussão zero, é mais fácil compreender. Mas e quando uma novela registra boa audiência, caso de Amor Perfeito?

Cabe salientar que um ator que tenha “engajamento” não é capaz de transferir sua popularidade nas redes para a novela. Se fosse assim, a simples presença de Camila Queiroz garantiria o sucesso da produção.

Na verdade, Amor Perfeito é uma novela correta. Havia a preocupação de que a trama se desgastaria logo, em razão da rapidez como a história se desenrolava. Porém, até aqui, a novela conseguiu alcançar um bom ritmo e ainda não enfrenta a famigerada barriga.

Provavelmente, a baixa repercussão tenha a ver justamente com o fato de Amor Perfeito ser “correta demais”. Falta um “elemento surpresa”, alguma situação ou personagem que seja capaz de surpreender de alguma maneira. Falta tempero no arroz com feijão.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor