SAUDADE
América terminava há 19 anos; relembre quais artistas já morreram
04/11/2024 às 18h19
Há exatamente 19 anos, em 4 de novembro de 2005, a novela América terminava a sua trajetória.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após enfrentar dificuldades no início, a trama de Glória Perez acabou se tornando um grande sucesso.
Quais artistas de América já morreram?
Infelizmente, quase 20 artistas que estiveram no elenco de América já nos deixaram.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira a lista completa abaixo:
Nelson Xavier – Santiago
LEIA TAMBÉM:
● Definido: novela de meio século atrás da Globo já tem data para voltar
● Resumo Mania de Você: tudo sobre o capítulo de sexta, 13 de dezembro
● Resumo Força de Mulher: tudo sobre o capítulo de sexta, 13 de dezembro
Regina Maria Dourado – Dona Graça
A atriz viveu Dona Graça, casada com Gomes (Walter Breda) e mãe de Ariovaldo (Anderson Müller). Ela morreu em 27 de outubro de 2012, em Salvador (BA), aos 60 anos, após perder a luta contra o câncer.
Paulo Goulart – Mariano
Na trama, Mariano era o padrasto de Sol (Deborah Secco). O personagem era um homem de princípios rígidos e valores morais inabaláveis. Paulo Goulart, um dos grandes nomes da história da televisão brasileira, morreu em 13 de março de 2014, aos 81 anos, em decorrência do câncer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Jandira Martini – Odaleia
A veterana, que ficou marcada por seus papéis em tramas como Sassaricando e O Clone, morreu em 29 de janeiro de 2024, aos 78 anos, após uma longa batalha contra um câncer de pulmão.
Eva Todor – Miss Lane
Grande atriz da televisão, do teatro e do cinema, Eva Todor viveu Miss Lane na novela. Depois disso, ainda esteve em tramas como Caminho das Índias e Salve Jorge, além de ter revivido a inesquecível Kiki Blanche, de Locomotivas, na segunda versão de Ti Ti Ti (2010).
Cláudia Jimenez – Consuelo
Uma das maiores humoristas da televisão brasileira, Cláudia Jimenez enfrentou muitos problemas nos últimos anos de vida, tendo, inclusive, deixado de atuar em algumas novelas por conta disso. Ela morreu em 20 de agosto de 2022, aos 63 anos, de insuficiência cardíaca.
Guilherme Karam – Geraldito
Grande parceiro de Glória Perez em suas tramas, o ator vivia o crooner Geraldito naquela que foi sua última novela. Ele, que fez muito sucesso no humorístico TV Pirata, morreu em 7 de julho de 2016, aos 58 anos, em virtude de uma síndrome degenerativa, a doença de Machado-Joseph.
Lucy Mafra – Claudete
A atriz, que viveu Claudete na novela, morreu em 5 de dezembro de 2014, aos 60 anos, com falência múltipla dos órgãos, insuficiência respiratória e neoplasia de pulmão.
Participações especiais
Mara Manzan, a eterna Odete de O Clone (“cada mergulho é um flash”) fez uma participação especial na reta final da trama como a mãe de Creusa (Juliana Paes). Ela morreu em 13 de novembro de 2009, aos 57 anos, vítima de câncer de pulmão.
Lafayette Galvão esteve na trama como o padre que dá a extrema-unção para Tião (Murilo Benício). Ele morreu em 7 de junho de 2019, aos 87 anos, após complicações de uma sépsis pulmonar.
Marly Bueno, que viveu a Senhora Mattos, morreu no dia 12 de abril de 2012, aos 78 anos.
Nildo Parente participou da trama como médico de Tião. Depois de participar de mais algumas produções da Globo e da Record, morreu em 31 de janeiro de 2011, aos 75 anos, um mês após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral).
Flávio Migliaccio, que participou como um médium, foi encontrado morto em seu sítio, no interior do Rio de Janeiro, no dia 4 de maio de 2020, aos 85 anos. Ao lado do corpo, foi deixada uma carta de despedida. Sua última novela foi Órfãos da Terra (2019).
Gilberto Marmorosch, que interpretou Pedro Luiz Rocha, o celebrante do casamento de Carreirinha e Conchita, morreu em 29 de janeiro de 2019, aos 74 anos.
Mário César Camargo, que participou como um delegado que contracenou com Sol, morreu em 10 de outubro de 2022, aos 75 anos, após sofrer um mal súbito.
Milton Gonçalves, que esteve no primeiro capítulo como o oficial de justiça que liderou a demolição da casa de Sol e Odaleia, morreu em 30 de maio de 2022, aos 88 anos. Ele lutava contra as consequências de um AVC sofrido em 2020.
Filho de Roberto Carlos, Dudu Braga viveu ele mesmo na novela, apresentando o programa É Preciso Saber Viver; ele morreu em 8 de setembro de 2021, aos 52 anos, após lutar contra um câncer no peritônio.