Em Chocolate com Pimenta (2003), Hilda Rebello vive a simpática governanta Matilde. A idosa é apaixonada por seu patrão, o sovina Conde Klaus (Cláudio Corrêa e Castro), que só a trata com patadas e a chama de “velha espantosa”, para sua tristeza.

Hilda Rebello
Reprodução / Globo

Este foi apenas um dos inúmeros trabalhos que a atriz fez ao lado do filho, Jorge Fernando, diretor artístico da trama atualmente reprisada nas tardes da Globo. Jorginho morreu em 2019, aos 64 anos, fato que deixou Hilda Rebello profundamente abalada. A veterana passou seus últimos dias isolada, ao lado das lembranças do filho.

[anuncio_1]

Triste despedida

Hilda Rebello e Jorge Fernando
Reprodução / Instagram

Famoso ator e diretor, Jorge Fernando faleceu em 27 de outubro de 2019. Ele, que lidava com as sequelas de um AVC que sofreu em 2016, morreu após uma parada cardíaca, em decorrência de uma dissecção de aorta completa.

Hilda Rebello não suportou a morte do filho. A atriz ficou isolada em sua casa, onde passava o dia olhando os presentes que Jorginho havia lhe dado. Ela também costumava ouvir os últimos áudios enviados pelo filho famoso.

A artista chorava muito e evitava receber visitas e falar ao telefone. Eram as cuidadoras que davam notícias sobre Hilda aos familiares e amigos.

Luto

Chocolate com Pimenta - Hilda Rebello
Divulgação / Globo

Em 4 de novembro de 2019, o portal Notícias da TV dava detalhes da rotina de Hilda Rebello após a perda do filho. A reportagem conversou com Elisa, uma das cuidadoras da veterana, que explicou como estava sendo a rotina da atriz.

“O dia de Hilda se resume a tocar e olhar tudo o que remete a Jorge. Na sala, tem um quadro deles juntos, que ela fica admirando, e não larga um enfeite em forma de capela, dado por ele. Hilda vestiu neste sábado com uma blusa dada pelo filho há anos, que ele gostava de vê-la usando”, detalhou a funcionária.

A cuidadora também explicou que Hilda Rebello tinha dificuldades para dormir. Como ela e Jorge Fernando se falavam todas as noites, a atriz não conseguia mais pegar no sono. Segundo o relato da funcionária, a artista se deitava chorando e acordava no meio da noite, dizendo que sentia “um vazio”.

Falecimento

Chocolate com Pimenta - Cláudio Corrêa e Castro e Hilda Rebello
Divulgação / Globo

Hilda Rebello não conseguiu viver muito tempo sem o filho. A atriz faleceu no dia 29 de dezembro de 2019, dois meses depois da morte de Jorge Fernando.

A Matilde de Chocolate com Pimenta morreu aos 95 anos, após ficar uma semana internada no CTI do Hospital Pró-cardíaco, no Rio de Janeiro.

Ela estava tratando uma infecção respiratória; em nota, o hospital explicou que a morte ocorreu em decorrência de complicações associadas ao quadro inicial.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor