André Santana

Silvio Santos deixou a ver navios os espectadores das reprises de Carrossel e Esmeralda, produções que “ressuscitaram” as combalidas tardes do canal. Do nada, o patrão mandou abreviar as exibições para substituí-las pelos enlatados duvidosos Os Pequenos Johnstons e Decisões do Dia. O resultado era o esperado: as mudanças afundaram a audiência da emissora.

Por isso, uma semana após a estreia de Decisões do Dia, o dono do SBT já mandou mudar tudo de novo e anunciou mais reprises de novelas. Maria Esperança (2007) entrará na vaga de Os Pequenos Johnstons na hora do almoço, enquanto Cristal (2006) será exibida no horário de Decisões do Dia.

Era uma tragédia anunciada. As séries enlatadas não tinham qualquer apelo popular para a TV aberta, mas, estranhamente, parece que só Silvio Santos não percebeu isso. O dono do SBT pagou para ver e se deu mal. Agora, terá que correr para tentar reverter o prejuízo, o que não será tarefa fácil.

Quebra de confiança

Com as mudanças das últimas semanas, o SBT acabou criando uma armadilha para si mesmo. Afinal, houve uma quebra de confiança entre a emissora e seu público. O canal conquistou espectadores ao recorrer às reprises de novelas e, depois, simplesmente desprezou tal público.

Isso porque a emissora não acelerou as novelas na edição. O SBT, simplesmente, “pulou” capítulos de Carrossel e Esmeralda, sem qualquer explicação. Quem acompanhava as reprises ficou sem entender o desfecho das duas produções. Um tremendo desrespeito a quem se interessou em acompanhar os folhetins.

Esmeralda

Agora, após acabar com duas reprises sem qualquer satisfação, a emissora volta a oferecer novelas para seu público. Mas como o espectador vai confiar que, agora, não haverá riscos? Como começar a acompanhar um novo repeteco sabendo que ele pode sair do ar a qualquer momento.

Risco

Maria Esperança

Somente este ano, o SBT cancelou uma novela após pouco mais de uma semana, Paixões de Gavilanes, e eliminou duas reprises sem nenhum pudor. Trocou duas novelas que estavam indo muito bem para substituí-las por programas de gosto duvidoso. E, agora, quer fingir que nada aconteceu. Complicado, hein?

Além disso, o SBT tem poucas novelas em seu estoque de reprises, mesma situação enfrentada pela Record. O que vai ser colocado no ar depois que todas foram exibidas? Então, resolvendo somente no curto prazo, a emissora pode dar um tiro no próprio pé.

Provavelmente, Maria Esperança e Cristal pontuarão mais do que Os Pequenos Johnstons e Decisões do Dia. Mas nada garante que Silvio Santos não terá outra ideia mirabolante e mandará eliminar as tramas do dia para a noite.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor