Fenômeno de audiência no horário das seis, Alma Gêmea (2005) já deu indícios de que pode repetir o que aconteceu em suas exibições anteriores na Globo, quando teve mais ibope que as tramas exibidas dentro da faixa do horário nobre.

Serena (Priscila Fantin) e Cristina (Flavia Alessandra) em Alma Gêmea
Serena (Priscila Fantin) e Cristina (Flavia Alessandra) em Alma Gêmea

Em sua terceira semana no ar, o folhetim de Walcyr Carrasco já elevou os índices do Vale a Pena Ver de Novo e superou o início tenebroso da antecessora, Paraíso Tropical (2007).

Ocupando a faixa total da sessão de reprises, a saga de Rafael (Eduardo Moscovis) e Serena (Priscila Fantin) bateu seu recorde de audiência e demonstrou que pode voltar a incomodar as produções inéditas, como fez no passado.

Alma Gêmea teve audiência de novela das nove

Em sua exibição original, em 2005, Alma Gêmea fez enorme sucesso. Sucedendo a fracassada Como Uma Onda, o clássico de Walcyr Carrasco já chegou elevando os índices.

Na época, a trama das 18h registrava constantemente mais audiência que A Lua Me Disse, exibida às 19h. Também levada ao ar na faixa das sete, Bang Bang deu menos ibope que a história de Serena e Rafael durante quase toda a sua exibição.

Na reta final, Alma Gêmea chegou a cravar 53 pontos, batendo até mesmo a então novela das oito, Belíssima. O folhetim assinado por Carrasco terminou sua trajetória com média geral de 39 pontos.

O número lhe rendeu o título de novela das seis com maior audiência no século. Foi a maior média da faixa das 18h desde Tropicaliente (1994).

O sucesso foi tanto que a partir de novembro de 2005, a novela chegou a ganhar mais tempo no ar, tendo capítulos mais longos, com duração estendida entre 5 a 10 minutos, enquanto a trama das sete perdeu espaço.

Reprise de sucesso desbancou tramas inéditas

Eduardo Moscovis em Alma Gêmea
Eduardo Moscovis em Alma Gêmea

Em sua primeira reprise na Globo, Alma Gêmea mostrou que o sucesso na exibição original não foi obra do acaso e voltou a registrar altos índices. Reexibida no Vale a Pena Ver de Novo entre agosto de 2009 e março de 2010, chegou a alcançar 26 pontos em sua reta final.

Com esse desempenho, o folhetim de Walcyr Carrasco conseguiu superar várias tramas inéditas. Além de Malhação, também chegou a registrar mais ibope que as novelas das seis e das sete, Cama de Gato e Tempos Modernos, respectivamente.

Nova reprise de Alma Gêmea pode repetir feito importante

20 anos depois de sua exibição original, Alma Gêmea pode repetir mais uma vez o feito que conquistou em 2005, quando desbancou as tramas inéditas exibidas pela Globo.

Mesmo recebendo em baixa de Paraíso Tropical, que despencou os índices do Vale a Pena Ver de Novo, a saga de Serena e Rafael já demonstrou poder de fogo e chegou ao recorde de 17 pontos.

O índice representa uma aproximação significativa de No Rancho Fundo e Família é Tudo. E a tendência é que a audiência de Alma Gêmea suba cada vez mais conforme as maldades de Cristina (Flávia Alessandra) forem se intensificando. Assim, são grandes as chances de a trama repetir o êxito do passado.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.