André Santana

Com o êxito de Pantanal (2022) e a boa aceitação de Renascer, a Globo vai seguir apostando em novas versões de grandes clássicos da teledramaturgia. Tanto que o remake de Vale Tudo (1988) deve substituir Mania de Você no horário nobre em 2025. Esta última, de João Emanuel Carneiro, sucederá o cartaz atual.

Lucinha Lins e José Wilker em Roque Santeiro
Lucinha Lins e José Wilker em Roque Santeiro (divulgação/Globo)

Diante deste sucesso, o canal deve seguir revirando o baú para recontar histórias clássicas de sua teledramaturgia. Pensando nisso, o TV História relembra cinco novelas marcantes que poderiam ganhar uma nova versão na emissora, como Roque Santeiro.

[anuncio_1]

Selva de Pedra

Selva de Pedra - Francisco Cuoco e Regina Duarte
Regina Duarte e Francisco Cuoco em Selva de Pedra (Divulgação / Globo)

Considerada uma das novelas de maior sucesso de todos os tempos, Selva de Pedra (1972) é um clássico de Janete Clair. A trama conta a história de amor de Cristiano (Francisco Cuoco) e Simone (Regina Duarte). Mas esta última é dada como morta e retorna como Rosana Reis.

A trama já teve um remake “precoce”, em 1986, estrelado por Tony Ramos e Fernanda Torres. No entanto, a produção não deixou saudade. Mas será que, anos depois, a história não seria mais bem aceita?

[anuncio_2]

Roque Santeiro

 

Criada por Dias Gomes, Roque Santeiro (1985) figura entre as novelas mais importantes da teledramaturgia brasileira. A trama se passa na fictícia Asa Branca, que vive do mito de Roque Santeiro (José Wilker), que teria morrido como herói. Porém, ele retorna à cidade e coloca a farsa em risco.

Cheia de personagens marcantes, como Sinhozinho Malta (Lima Duarte) e Viúva Porcina (Regina Duarte), Roque Santeiro poderia muito bem ganhar um remake para apresentar a história a uma nova geração.

[anuncio_3]

Roda de Fogo

Roda de Fogo - Bruna Lombardi e Tarcísio Meira
Tarcísio Meira e Bruna Lombardi em Roda de Fogo (Divulgação / Globo)

Trama de Lauro César Muniz e Marcílio Moraes, Roda de Fogo (1986) foi um dos maiores sucessos do horário nobre da Globo nos anos 1980. No entanto, ela não é muito lembrada atualmente e, por isso, seria interessante revisitá-la.

A novela conta a história de Renato Villar (Tarcísio Meira), um inescrupuloso empresário que se aproxima da juíza Lúcia Brandão (Bruna Lombardi) com a intenção de suborná-la para se livrar de um processo. Porém, os dois acabam se apaixonando.

Tieta

Tieta - Betty Faria
Betty Faria no papel-título de Tieta (Divulgação / Globo)

Baseada na obra de Jorge Amado, Tieta (1989) é uma das novelas de maior sucesso da carreira de Aguinaldo Silva. Escrita também por Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, a trama conta a história da personagem-título, vivida por Betty Faria, que retorna à Santana do Agreste anos depois de ter sido humilhada e expulsa da cidade.

Com seu espírito libertário, ela choca a sociedade conservadora do lugar, principalmente sua irmã, a beata Perpétua (Joana Fomm). Tanto Tieta quanto Perpétua são ícones da teledramaturgia brasileira e seria interessante vê-las em novas versões.

[anuncio_5]

Pedra Sobre Pedra

Pedra sobre Pedra
Mauricio Mattar, Renata Sorrah e Lima Duarte em Pedra Sobre Pedra

Sucesso de 1992, Pedra Sobre Pedra foi escrita pelo mesmo trio de Tieta e manteve o mesmo clima da trama anterior. Desta vez, a história se passa em Resplendor, onde Pilar Batista (Renata Sorrah) e Murilo Pontes (Lima Duarte), que já viveram uma história de amor, mantêm uma rivalidade política.

O clima entre eles esquenta de vez quando seus filhos, Marina (Adriana Esteves) e Leonardo (Mauricio Mattar), se apaixonam. Trata-se de uma história divertida, com personagens marcantes e repleta de realismo fantástico, ingredientes que fazem falta no horário nobre da Globo.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor