Novela das nove que vai substituir Renascer a partir de setembro, Mania de Você quebra dois tabus na Globo. Além de mobilizar uma grande equipe para gravações fora do país – regalia que estava proibida na emissora -, a novela terá a praia como cenário principal.

Mariana Ximenes em Mania de Você
Mariana Ximenes em Mania de Você

A trama de João Emanuel Carneiro se passará em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, e vai explorar os diferentes cenários da região. Haverá, inclusive, um núcleo de caiçaras dentro da trama principal da novela.

Será a primeira vez desde Porto dos Milagres, em 2001, que um cenário essencialmente litorâneo será explorado no enredo principal de uma novela das nove da Globo.

Onde se passa a trama de Mania de Você, próxima novela das nove?

A trama principal de Mania de Você se passa em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro. A equipe da novela, inclusive, já iniciou os trabalhos in loco, mobilizando uma equipe de 100 pessoas.

Os atores Nicolas Prattes (Rudá), Chay Suede (Mavi), Gabz (Viola), Agatha Moreira (Luma), Rodrigo Lombardi (Molina), Jaffar Bambirra (Iberê) e Ana Beatriz Nogueira (Moema) foram alguns nomes do elenco a gravarem no local paradisíaco.

“Angra tem beleza única e foi pouco retratada como cenário principal de novelas. Grande parte da história se passa em um resort, um cenário cosmopolita, por onde circula gente do mundo inteiro. Além do complexo que inclui resort, hotel, marina, temos a comunidade da região. São diferentes mundos convivendo, o que é também uma forma de representar o Brasil. E é nesse micromundo que tudo vai acontecer”, explicou o diretor Carlos Araújo.

Cenário raro às 21 horas

Porto dos Milagres - Antonio Fagundes e Cássia Kis
Antonio Fagundes e Cássia Kis em Porto dos Milagres (Divulgação / Globo)

A última novela das nove da Globo que se passava num ambiente essencialmente litorâneo foi Porto dos Milagres, escrita por Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares. A trama se situava numa pequena cidade da Bahia que tinha uma vila de pescadores como cenário principal.

Não que praia seja um cenário raro na Globo. Afinal, a grande maioria das novelas da emissora se passa no Rio de Janeiro e, não raro, aparece um ou outro personagem correndo pelo calçadão. No entanto, nestas novelas, as praias não foram o cenário principal.

Há casos em que outras cidades do litoral do Rio de Janeiro deram as caras, como Búzios em Viver a Vida (2009). Ou ainda Segundo Sol (2018), que se passava em Salvador (BA) e teve cenas em praias na primeira fase. Mas, ainda assim, não eram o cenário principal. Essas e outras novelas eram essencialmente urbanas.

Regalia proibida

Ao situar a trama central de Mania de Você em Angra dos Reis, a Globo continua tentando dar um tempo das paisagens urbanas e dos takes da zona sul carioca no horário nobre. A novela sucederá Renascer, situada no interior da Bahia, e Terra e Paixão, que se passava no interior do Mato Grosso do Sul.

Além disso, a novela terá uma regalia proibida até pouco tempo atrás na Globo: gravações no exterior. A emissora, em uma medida de economia, vinha vetando cenas externas trabalhosas e evitando ao máximo gravar fora do Brasil.

As recentes Um Lugar ao Sol (2021) e Travessia (2022) contaram com cenas no exterior – na República Tcheca e em Portugal, respectivamente -, mas foram poucas e com equipe reduzida. Já Mania de Você terá um maior número de sequências em Portugal, com a participação de vários atores do elenco.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor