A reprise de Rebelde começou se mostrando um grande acerto. Com índices talvez jamais imaginados pela diretoria do SBT, a novela chegou a figurar como o produto mais visto do dia em alguns momentos na semana de seu retorno – no dia 12 de junho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, já na semana seguinte, o folhetim que retornou para nadar no sucesso da turnê do grupo RBD no Brasil despencou e acabará sofrendo uma importante mudança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Queda geral
E não foi apenas a obra mexicana que se deu mal na emissora de Silvio Santos. A audiência de toda a programação do canal, principalmente a do período vespertino, desabou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Chiquititas, exibida anteriormente e que, com a chegada da trama teen havia ampliado os seus índices, teve os números reduzidos mais uma vez.
Se agora as duas produções lutam para chegar aos 3 pontos, o Fofocalizando, exibido na sequência, por vezes chega a bater o quinto lugar com apenas 1 ponto, derrubando a audiência que recebe das novelas e prejudicando as seguintes.
Mudança obrigatória
Apesar do insucesso geral, a rede não vem alterando a programação e nem cortando os capítulos das novelas consideradas em baixa. No entanto, uma mudança ocorrerá na trama protagonizada pelo sexteto de sucesso nos próximos dias.
O SBT terá cinco dias para alterar a classificação indicativa mostrada na atração. Para o Ministério da Justiça, órgão que decide essa questão, a reprise não poderia ser um produto livre para todas as idades.
Em menos de um mês no ar, a instituição definiu no último dia 29 que a produção será avaliada como inapropriada a menores de 14 anos por conter “consumo de drogas ilícitas, assédio sexual, violência, nudez, bullying, agressão verbal e linguagem depreciativa”.
Rebelde em novo horário?
A recomendação da Coordenação de Política de Classificação Indicativa também foi para que a trama fosse exibida a partir das 21h, algo que o SBT não precisa cumprir. Isso porque, desde 2016, a classificação indicativa passou a ter apenas caráter informativo e não está mais atrelada a faixas horárias.
Contudo, para o SBT de Silvio Santos, que parece ter planejado a construção de um bloco juvenil em suas tardes, apresentar uma história com um selo afirmando que o público alvo da faixa não pode assistir ao conteúdo, pode resultar na perda do telespectador mais novo. É uma audiência que a emissora não pode mais perder.
Em reposta à decisão do MJ, a emissora afirmou que Rebelde tem sido editada e que as cenas mais fortes estão sendo cortadas para exibição na televisão aberta. O canal ainda salientou que não vai mudar Rebelde de horário.
Equívoco
Rebelde é apresentada de segunda a sexta-feira, às 14h15. E esse horário gerou polêmica, uma vez que os fãs de outrora – que hoje em dia são adultos – não podem acompanhá-la devido ao trabalho.
Com a decisão de transmiti-la em suas tardes, a empresa estaria visando conquistar um novo público, porém a diretoria esqueceu que o canal está com uma imensa dificuldade em angariar novos telespectadores, vivendo a maior crise de audiência de sua história.