CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Travessia ainda está longe de trazer alguma tranquilidade à Globo. A novela de Gloria Perez vem sofrendo com uma série de infortúnios, incluindo baixa audiência e críticas do público. Além disso, a equipe do folhetim ainda precisa lidar com a correria, em razão da pouca frente de capítulos da novela das nove.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com Patrícia Kogut, colunista de O Globo, a equipe de Travessia atualmente grava cenas entre o 23º e o 30º capítulo. É uma frente bastante pequena, se considerarmos que o 18º capítulo da novela vai ao ar neste sábado (29).
Os atores, além de encarar um ritmo frenético de gravações, ainda precisam driblar o tempo para conseguirem decorar suas falas. Até aqui, os artistas têm em mãos pouco mais de 30 capítulos. Ou seja, Gloria Perez tem trabalhado “em cima do laço”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Novela “ao vivo”
Novelas são obras abertas e, salvo exceções (como o período crítico da pandemia), elas são escritas enquanto estão no ar. Assim, o autor consegue compreender a receptividade de sua trama junto ao público e, se precisar, promover alterações na maneira como conta sua história.
Ainda assim, uma frente tão pequena quanto a de Travessia não é muito comum. Afinal, a novela vai ao ar diariamente e as gravações são trabalhosas. Com isso, uma frente minimamente confortável para que a equipe consiga trabalhar sem sustos é importante.
No entanto, a Globo já teve momentos como este, quase voltando nos tempos da novela ao vivo, quando não havia videotape. Manoel Carlos, por exemplo, era famoso por entregar os capítulos de suas novelas em cima da hora. Tramas como Páginas da Vida (2006) e Viver a Vida (2009) praticamente não tinham frentes de gravação. Com isso, Maneco costumava inserir menções ao noticiário em seus diálogos.
Benedito Ruy Barbosa também era famoso por atrasar a entrega dos capítulos. Enfrentando problemas de saúde enquanto escrevia Esperança (2002), o autor não conseguia cumprir os prazos, obrigando o diretor Luiz Fernando Carvalho a fatiar os capítulos, inserindo flashbacks aos montes. A emissora sanou o problema afastando o autor, que foi substituído por Walcyr Carrasco.
Estratégia da autora
Mas, apesar dos transtornos que uma curta frente de capítulos pode causar, Gloria Perez já afirmou que pretende aproveitar ao máximo essa oportunidade. A autora não tem avançado demais em seus trabalhos justamente para sentir a resposta do público e fazer as alterações que achar necessárias.
Nos bastidores de Travessia, Gloria Perez tem dito que pretende fazer de Travessia um grande sucesso e, por isso, estará atenta à repercussão da trama nas ruas. Seu objetivo é causar impacto com sua novela.
Trata-se de uma missão bastante difícil. Travessia ainda não empolgou o público e registra audiência próxima a de Um Lugar ao Sol (2021), a novela das nove menos vista da história. Pelo visto, Gloria Perez terá que fazer uma reforma profunda em sua trama para conseguir reconquistar o público.