DE NOVO?

Alarme falso: rumo de No Rancho Fundo mostra que autor não aprendeu a lição

Andréa Beltrão e Alexandre Nero em No Rancho Fundo

Andréa Beltrão e Alexandre Nero em No Rancho Fundo

Após as primeiras semanas de No Rancho Fundo, que contou com diversos personagens de Mar do Sertão, parecia claro que Mário Teixeira havia aprendido a lição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O autor foi muito criticado na trama anterior pelo ritmo dos acontecimentos, visto que muita coisa rolou nos primeiros capítulos e, posteriormente, a história ficou sendo cozinhada em banho-maria, voltando a pegar fogo somente na reta final.

Bom ritmo

Nas primeiras semanas, Teixeira conseguiu imprimir um bom ritmo ao folhetim. Era uma novela ágil, sem ser apressada. Ao contrário de Mar do Sertão, o autor não queimou cartuchos e distribuiu melhor as viradas da trama.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira semana da novela foi bastante focada nas idas e vindas do casalzinho Quinota (Larissa Bocchino) e Marcelo Gouveia (José Loreto). Já a segunda semana preparou o terreno para o início da história de amor entre a mocinha e Artur (Tulio Starling).

Enquanto isso, a primeira grande virada da trama – a descoberta da turmalina paraíba por Zefa Leonel (Andrea Beltrão) – foi sendo “preparada” pelo autor. Quem acompanhava a novela desde o começo já sabia que a vida de Zefa e sua família seria transformada pela aparição da pedra. Mas o autor tomou o cuidado de, primeiro, envolver o público nesta busca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Apenas na terceira semana Zefa encontrou a turmalina, e levou mais um tempo para a pedra realmente mudar a vida da família.

Barriga

Luisa Arraes em No Rancho Fundo

Mas aí veio a inevitável “barriga” da novela, como é conhecido o período em que nada acontece. Mesmo em grandes clássicos da teledramaturgia nacional isso ocorreu.

No caso de No Rancho Fundo, a trama seguiu morna por semanas, sem nenhum acontecimento relevante.

Dia sim, dia não, era mostrado algum novo golpe dos vilões para tentar tomar as terras da família Leonel, ou alguma artimanha de Blandina (Luisa Arraes) para conquistar Artur.

Algumas tramas tinham potencial para render um bom drama, enquanto personagens ficavam discutindo por conta de burocracia e documentos.

Fica para a próxima

No Rancho Fundo vai terminar com saldo positivo. Mário Teixeira não esgotou a trama nas duas primeiras semanas, como na trama anterior.

Mas ficou comprovado que ele ainda não aprendeu completamente a lição. Fica para a próxima.

Autor(a):

Sair da versão mobile