A Globo disparou sinal de alerta após a queda de audiência de Fuzuê e iniciou uma operação na tentativa de salvar o ibope da novela das sete. A nova medida é promover um relançamento com Maria Navalha (Olivia Araújo), mãe da mocinha Luna (Giovana Cordeiro).

Giovana Cordeiro em Fuzuê
Giovana Cordeiro em Fuzuê (Reprodução / Globo)

A trama que marca a estreia do novelista Gustavo Reiz como autor de novelas na emissora entrou no ar em meados de agosto, embalada pelo sucesso de Vai na Fé. No entanto, não conseguiu manter os índices atingidos pela antecessora.

[anuncio_1]

Audiência em queda

Olivia Araújo como Maria Navalha em Fuzuê
Olivia Araújo como Maria Navalha em Fuzuê (Divulgação / Globo)

Fuzuê teve um bom início no Ibope, mas logo foi perdendo público ao longo dos capítulos. A trama até chegou a esboçar uma reação em sua segunda semana no ar, só que isso não durou muito tempo.

A partir da terceira semana de exibição, a saga da mocinha Luna começou a desabar na audiência. Em queda livre, a novela das sete teve seu pior ibope semanal na última semana, com 20,0 pontos.

Desde o início, a Globo já viu 10% do público da trama ir embora. Nem mesmo o capítulo que marcou uma virada na história, com o reaparecimento de Maria Navalha, foi suficiente para reverter o cenário.

O capítulo em que mãe e filha ficaram frente a frente, exibido na sexta-feira (29), alcançou apenas 19,3 pontos na Grande São Paulo, número bem abaixo do esperado.

[anuncio_2]

Sinal de alerta

Gustavo Reiz
Gustavo Reiz (Reprodução / Instagram)

O alerta, que já estava ligado, se intensificou após a reunião do grupo de discussão, realizada pela Globo para detectar possíveis problemas na novela de Gustavo Reiz que pudessem ser corrigidos.

Segundo informações do site Notícias da TV, a pesquisa com os telespectadores apontou que eles queriam saber mais sobre o paradeiro de Maria Navalha. As pessoas ouvidas no estudo também apontaram dificuldade em entender o enredo a respeito do tesouro perdido.

[anuncio_3]

Operação para salvar Fuzuê

Marina Ruy Barbosa em Fuzuê
Marina Ruy Barbosa em Fuzuê (Divulgação / Globo)

Com o resultado da avaliação, a Globo passou a traçar estratégias para salvar a audiência de Fuzuê. O autor Gustavo Reiz adiantará a revelação do mistério do tesouro em duas semanas. Essa parte, no entanto, acontecerá somente por volta do capítulo 85.

Como ação imediata, a emissora resolveu fazer uma “operação de salvamento” da novela das sete. Para isso, passou a exibir chamadas didáticas com Maria Navalha explicando sobre o mistério em torno de seu desaparecimento.

“Eu jurei pra mim mesma que ia parar de trazer problemas pra Luna. Só que eu fui em busca de algo muito valioso, que chegou até ela e aproximou a minha filha de pessoas que eu quero distância”, diz a personagem.

O vídeo mostra imagens de Preciosa (Marina Ruy Barbosa) e Bebel (Lilia Cabral) e termina deixando mais um mistério no ar.

“Como explicar agora que só fiz o que fiz por amor a ela?”, questiona Maria Navalha.

Agora, a Globo corre contra o tempo para tentar levantar a audiência de Fuzuê antes da chegada do fim do ano, quando o número de televisores cai e o cenário para reverter um fracasso fica difícil.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.