TRÊS GRAÇAS

Aguinaldo Silva foi obrigado a superar mágoa para voltar à Globo: “Fiquei chocado”

O autor Aguinaldo Silva

O autor Aguinaldo Silva

Ao que tudo indica, um colecionador de sucessos no horário nobre está prestes a voltar para a Globo. Aguinaldo Silva, longe das novelas da emissora desde o fiasco de O Sétimo Guardião, deverá assinar uma trama inédita na faixa das nove.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Silva foi dispensado em 2020 e expôs nas redes sociais e em entrevistas que ficou magoado com alguns ex-colegas pela forma como foi tratado na emissora.

Mágoa

O dramaturgo fez um desabafo em sua conta no Twitter na madrugada de 22 de setembro de 2022, onde relembrou alguns diálogos que ele tinha com diretores da Globo na época em que era um dos contratados do canal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aguinaldo lamentou ter sido visto apenas como uma máquina de produção, sem receber o devido reconhecimento pelas obras que escreveu em 40 anos de trabalho.

“Novela é assim: você escreve, 30 milhões de espectadores durante 6 meses só falam disso, ela termina e, três meses depois, o executivo mor da emissora te chama e diz: ‘é, essa foi legal. Agora faz outra’. Tudo isso como se você tivesse acabado de lavar uma trouxa de roupa no rio”, disparou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Mais recentemente, em entrevista à revista Veja, ele relembrou como foi sua demissão:

“Fiquei chocado. Eles não tiveram a preocupação de fazer uma coisa mais cortês depois de 41 anos de casa, foi um comunicado objetivo”, explicou.

“O que realmente me chateou e achei impróprio foi um rapaz da Globo me ligar no dia 1º de janeiro, em pleno feriado, às 8h da manhã, para me avisar que ele não seria renovado”, completou.

Puxada de tapete

Autor de clássicos como Roque Santeiro, Vale Tudo, Tieta, Pedra Sobre Pedra e Senhora do Destino, disse em outra oportunidade que utilizaram o fracasso de O Sétimo Guardião para tirá-lo da Globo.

“Todas as minhas novelas acabam sendo polêmicas. O que aconteceu com Sétimo Guardião, talvez, tivesse numa fase muito ativa na internet e tinha opiniões muito próprias. E não foi bem aceita pelas pessoas que viram na novela uma oportunidade para me… não vou usar derrubar que é muito forte”, contou, em entrevista a repórter Thati Brasil, do A Noite é Nossa, da Record, que sugeriu a expressão “puxar o tapete”, com a qual ele concordou.

Polêmicas nos bastidores

Bruno Gagliasso e Marina Ruy Barbosa em O Sétimo Guardião

Além disso, os bastidores da produção foram uma novela à parte. Antes da estreia de O Sétimo Guardião, o roteirista Silvio Cerceau reivindicou a coautoria da novela, alegando que a sinopse havia sido desenvolvida na Master Class ministrada por Aguinaldo em 2015. O caso foi parar na Justiça e a Globo optou por creditar, no encerramento da trama, o nome dos 26 roteiristas criadores da obra.

O folhetim, protagonizado por Bruno Gagliasso, Marina Ruy Barbosa, Lilia Cabral e grande elenco, foi alvo de inúmeras críticas do público, que não embarcou no realismo fantástico presente em sua trama.

Alguns nomes do elenco demonstraram publicamente as suas insatisfações com o destino de seus personagens. Houve ainda o rumor de affair entre dois integrantes que estiveram na produção.

Aguinaldo não poupou nem mesmo o diretor artístico Rogério Gomes, a quem ele atribuiu o fracasso de O Sétimo Guardião. Em seu perfil no Twitter, o autor afirmou a um internauta que a novela que foi ao ar não foi escrita por ele, e sim por Papinha, como o profissional é conhecido.

“Pois é, querido, mas a novela O Sétimo Guardião que você viu não era a que eu escrevi. Era a que o diretor reescreveu”, justificou, ele em 15 de abril de 2020.

Qual vai ser a próxima novela de Aguinaldo Silva?

Atualmente com 81 anos, Aguinaldo Silva teve a sinopse de Três Graças aprovada recentemente pela Globo.

A novela conta a história de uma família formada por avó, mãe e neta, que engravidaram na adolescência e, sozinhas, nunca realizaram seus sonhos. Quando a mais jovem engravida, sua mãe tenta impedir que ela desista dos seus objetivos e tenha o mesmo destino.

A trama pode estrear apenas em 2026, já que, antes dela, estão na fila a nova versão de Vale Tudo e uma novela de Glória Perez.

Autor(a):

Sair da versão mobile