Uma das principais estrelas da televisão brasileira nos anos 1970, Sonia Braga pode estar prestes a quebrar um jejum de 17 anos afastada dos folhetins. A atriz pode integrar o elenco do remake de Renascer (1993), trama que substituirá Terra e Paixão no ano que vem.

Sonia Braga - Bacurau
Reprodução / Bacurau

Se topar a empreitada, Sonia Braga deve viver um papel de destaque na primeira fase do folhetim, centrado no romance entre José Inocêncio e Maria Santa.A atriz está longe das novelas desde Páginas da Vida (2006).

[anuncio_1]

Volta da estrela

Renascer - Leonardo Vieira e Patrícia França
Divulgação / Globo

De acordo com informações do jornal Extra, Sonia Braga foi convidada para viver uma das principais personagens do remake de Renascer. A trama, baseada no clássico de Benedito Ruy Barbosa, será atualizada por Bruno Luperi e dirigida por Gustavo Reiz, repetindo a dobradinha de Pantanal (2022).

Por enquanto, trata-se apenas de uma sondagem. Mas, se as negociações avançarem, Sonia Braga deve assumir um papel de destaque na primeira fase do folhetim. Considerando os personagens da trama original, Sonia poderia reviver Quitéria (Ana Lucia Torre), mãe de Maria Santa (Patrícia França, foto acima, com Leonardo Vieira), ou Jacutinga (Fernanda Montenegro), dona do bordel que acolhe a mocinha na primeira fase.

Deste modo, Renascer pode quebrar um jejum de Sonia Braga, afastada das novelas há 17 anos. Seu último papel num folhetim foi a artista Tônia, em Páginas da Vida. Antes disso, ela esteve somente em Força de um Desejo (1999) e Chega Mais (1980).

Estrela internacional

Força de um Desejo - Reginaldo Faria e Sônia Braga
Divulgação / Globo

Considerada uma das principais atrizes do Brasil, Sonia Braga se destacou na televisão desde sua estreia, em A Menina do Veleiro Azul (1969). Durante a década de 1970, foram inúmeros trabalhos marcantes, como Irmãos Coragem (1970), Selva de Pedra (1972) e Vila Sésamo (1972).

No entanto, foi após viver Gabriela na trama de mesmo nome, exibida em 1975, que Sonia Braga se tornou uma das grandes musas da TV brasileira. Outra grande personagem deste período foi Sonia Matos, heroína de Dancin’ Days (1978). Mas, depois de Chega Mais (1980), a atriz deixou o país para se dedicar à carreira internacional.

Desde então, sua presença na TV brasileira se tornou bastante rara. Ela chegou a ensaiar um retorno em Antonio Alves, Taxista (1996), no SBT, mas se desentendeu com a produção e deixou o elenco. Em 1999, ela retornou aos folhetins numa participação especial em Força de um Desejo, atualmente no ar pelo canal Viva.

Nos anos 2000, ela foi sondada para outros trabalhos, como Belíssima (2005), da Globo, e Cidadão Brasileiro (2006), da Record. Mas acabou fechando mesmo para Páginas da Vida. No ano seguinte, ela atuou em Donas de Casa Desesperadas (2007), exibida pela RedeTV!, e fez participações em As Cariocas (2010) e Tapas & Beijos (2011), na Globo.

Novo elenco

Rensga Hits - Alice Wegmann
Reprodução / Globoplay

Mas Sonia Braga não é a única atriz na mira dos produtores de Renascer. Ainda segundo o jornal Extra, outros atores estão cotados para a próxima trama das nove da Globo, que deve ter suas gravações iniciadas no segundo semestre.

Alice Wegmann (foto acima), que recentemente deixou o elenco de Beleza Fatal, da HBO Max, é um nome que agrada à direção da trama. Outros nomes almejados são Almir Sater, visto recentemente em Pantanal, e Antonio Pitanga, no ar em Amor Perfeito.

Ainda não se sabe quem será o escolhido para viver José Inocêncio, o protagonista defendido por Antonio Fagundes na primeira versão. Numa entrevista, Marcos Palmeira confessou que adoraria interpretá-lo. O ator foi João Pedro na primeira versão.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor