Renascer está bem longe dos 30 pontos sonhados pela Globo. A emissora investiu em mais um remake da obra de Benedito Ruy Barbosa para tentar repetir o sucesso de Pantanal (2022), mas o êxito esperado não veio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, o canal não jogou a toalha e vem fazendo o que pode para reverter a má fase. Uma das estratégias adotadas pelo canal é a reedição dos capítulos, adiantando cenas para imprimir mais ritmo à narrativa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, nada menos que seis capítulos foram cortados pela emissora na busca por dar agilidade à Renascer. Assim, a novela deve antecipar algumas das várias reviravoltas previstas.
Pula seis capítulos
Os mais recentes capítulos de Renascer exploraram as consequências da gravidez de Sandra (Giullia Buscacio). A princípio, esta trama estava prevista para acontecer após o capítulo 100, que irá ao ar na próxima quinta-feira, 16 de maio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Mas a Globo adiantou várias destas cenas na edição da novela, fazendo com que a reviravolta tivesse início nesta sexta-feira (10), quando foi ao ar o capítulo 95. Ou seja, o canal avançou nada menos que seis capítulos para dar mais agilidade à trama de Renascer.
A estratégia não é de agora. Já faz várias semanas que a Globo tem mexido nos capítulos de Renascer, adiantando várias cenas importantes. O objetivo do canal é livrar a novela da impressão de marasmo, já que o público vinha reclamando da falta de ação da trama escrita por Bruno Luperi. Renascer estava praticamente agonizando.
Trama inédita
Além de adiantar cenas, a Globo também vai apostar em histórias que não aconteceram na primeira versão de Renascer. Na próxima semana, por exemplo, a ação estará concentrada no reencontro de Buba (Gabriela Medeiros) e seus pais, Meire (Malu Galli) e Humberto (Guilherme Fontes).
A psicóloga, que foi expulsa de casa aos 16 anos, vai até sua cidade natal reencontrar os progenitores. Trata-se de uma sequência inédita, já que os pais de Buba (Maria Luisa Mendonça) nunca apareceram na primeira versão de Renascer.
Com isso, a Globo tem procurado deixar Renascer mais movimentada. Até porque, nesta altura da trama em 1993, a novela ainda não havia chegado à “barriga”, fase onde nada relevante acontecia. Sendo assim, a tendência era a novela ficar ainda mais modorrenta nos próximos capítulos. A ideia é evitar isso ao máximo.
Reviravoltas
Curiosamente, Bruno Luperi ainda tem várias cartas na manga para chacoalhar Renascer. A novela ainda reserva muitas reviravoltas, o que pode ajudar a dar mais dinamismo à história. Falta o autor parar de economizar história.
A próxima reviravolta deve ser a revelação de que Buba é uma mulher trans. Será Eliana (Sophie Charlotte) quem contará a verdade a José Inocêncio (Marcos Palmeira). As cenas estão previstas para ir ao ar na semana a partir de 20 de maio.
Depois disso, ainda estão previstos o atentado contra Egidio (Vladimir Brichta) orquestrado por Damião (Xamã) e Deocleciano (Jackson Antunes); a morte de Tião Galinha (Irandhir Santos); e o início dos romances entre Bento (Marcello Melo Jr) e Ritinha (Mell Muzzillo), e Lívio (Brenno da Mata) e Joaninha (Alice Carvalho), além do casamento de Egídio e Eliana. Solta a trama, Luperi!