Renascer está bem longe dos 30 pontos sonhados pela Globo. A emissora investiu em mais um remake da obra de Benedito Ruy Barbosa para tentar repetir o sucesso de Pantanal (2022), mas o êxito esperado não veio.

Juan Paiva e Giullia Buscacio em Renascer
Juan Paiva e Giullia Buscacio em Renascer

No entanto, o canal não jogou a toalha e vem fazendo o que pode para reverter a má fase. Uma das estratégias adotadas pelo canal é a reedição dos capítulos, adiantando cenas para imprimir mais ritmo à narrativa.

Com isso, nada menos que seis capítulos foram cortados pela emissora na busca por dar agilidade à Renascer. Assim, a novela deve antecipar algumas das várias reviravoltas previstas.

Pula seis capítulos

Os mais recentes capítulos de Renascer exploraram as consequências da gravidez de Sandra (Giullia Buscacio). A princípio, esta trama estava prevista para acontecer após o capítulo 100, que irá ao ar na próxima quinta-feira, 16 de maio.

Mas a Globo adiantou várias destas cenas na edição da novela, fazendo com que a reviravolta tivesse início nesta sexta-feira (10), quando foi ao ar o capítulo 95. Ou seja, o canal avançou nada menos que seis capítulos para dar mais agilidade à trama de Renascer.

A estratégia não é de agora. Já faz várias semanas que a Globo tem mexido nos capítulos de Renascer, adiantando várias cenas importantes. O objetivo do canal é livrar a novela da impressão de marasmo, já que o público vinha reclamando da falta de ação da trama escrita por Bruno Luperi. Renascer estava praticamente agonizando.

Trama inédita

Gabriela Medeiros em Renascer
Gabriela Medeiros em Renascer

Além de adiantar cenas, a Globo também vai apostar em histórias que não aconteceram na primeira versão de Renascer. Na próxima semana, por exemplo, a ação estará concentrada no reencontro de Buba (Gabriela Medeiros) e seus pais, Meire (Malu Galli) e Humberto (Guilherme Fontes).

A psicóloga, que foi expulsa de casa aos 16 anos, vai até sua cidade natal reencontrar os progenitores. Trata-se de uma sequência inédita, já que os pais de Buba (Maria Luisa Mendonça) nunca apareceram na primeira versão de Renascer.

Com isso, a Globo tem procurado deixar Renascer mais movimentada. Até porque, nesta altura da trama em 1993, a novela ainda não havia chegado à “barriga”, fase onde nada relevante acontecia. Sendo assim, a tendência era a novela ficar ainda mais modorrenta nos próximos capítulos. A ideia é evitar isso ao máximo.

Reviravoltas

Curiosamente, Bruno Luperi ainda tem várias cartas na manga para chacoalhar Renascer. A novela ainda reserva muitas reviravoltas, o que pode ajudar a dar mais dinamismo à história. Falta o autor parar de economizar história.

A próxima reviravolta deve ser a revelação de que Buba é uma mulher trans. Será Eliana (Sophie Charlotte) quem contará a verdade a José Inocêncio (Marcos Palmeira). As cenas estão previstas para ir ao ar na semana a partir de 20 de maio.

Depois disso, ainda estão previstos o atentado contra Egidio (Vladimir Brichta) orquestrado por Damião (Xamã) e Deocleciano (Jackson Antunes); a morte de Tião Galinha (Irandhir Santos); e o início dos romances entre Bento (Marcello Melo Jr) e Ritinha (Mell Muzzillo), e Lívio (Brenno da Mata) e Joaninha (Alice Carvalho), além do casamento de Egídio e Eliana. Solta a trama, Luperi!

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor