A Globo exibe, no próximo dia 30, a Retrospectiva 2022. O afastamento de Gloria Maria, por questões de saúde, implicou em uma alteração no formato do jornalístico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comandado por duplas nos anos anteriores, o especial que destaca os principais fatos dos últimos 12 meses contará apenas com Sandra Annenberg – tal qual o Globo Repórter, do qual Gloria se ausentou em agosto.
2022 em foco
A gravação da Retrospectiva 2022 se deu na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro.
O programa deste ano, conforme antecipado pela própria emissora, terá a esperança e a reconstrução como destaques.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A polarização política, os ataques à democracia, as dificuldades econômicas e as crises em áreas como saúde e educação integram a pauta.
O ano em questão contou a retomada de atividades culturais, como o Carnaval, após a pausa imposta pela pandemia de Covid-19.
Questões de saúde
As edições anteriores da Retrospectiva, tradicional especial de fim de ano da Globo, contaram com Gloria Maria e Sérgio Chapelin – substituído, após a aposentadoria, por Sandra Annenberg.
Gloria marcou presença no jornalístico mesmo no período pandêmico, quando se ausentou do Globo Repórter por integrar o grupo de risco para o coronavírus.
Além da idade, que a jornalista não revela, ela enfrentou um tumor no cérebro, descoberto em novembro de 2019. A veterana passou por uma cirurgia de emergência, necessária para a remoção do nódulo.
Em recuperação
Posteriormente, Gloria Maria enfrentou complicações pulmonares. Ela também lutou contra a Covid-19 em janeiro deste ano.
Em agosto, a coapresentadora do Globo Repórter deixou os estúdios outra vez. De acordo com informações do portal Em Off, Gloria está em tratamento contra um câncer de pulmão. A emissora emitiu nota sobre o caso:
“Gloria Maria está afastada do ‘Globo Repórter’ dando prosseguimento a uma nova etapa de seu tratamento, prevista já há alguns meses. Ela está bem, em casa, com previsão de retorno apenas no ano que vem”.