Ae Kasinão! 15 curiosidades sobre os 15 anos do Sabadaço, programa que fez Gilberto Barros ganhar da Globo



1 – Sabadaço foi um programa de auditório apresentado por Gilberto Barros na Band.

2 – O show entrou no ar no dia 24 de agosto de 2002.

3 – A atração ia ao ar nas tardes de sábado, das 12h30 às 18h.

4 – Com quase seis horas de conteúdo, o programa era o de maior duração da TV brasileira. Na maioria das semanas, a transmissão era ao vivo.

5 – Na atração, Gilberto recebia artistas, que participavam de provas, gincanas e se apresentavam cantando.

6 – O apresentador também utilizava o programa para mostrar seus sucessos musicais, como a canção Acorrentado em Você, apresentada regularmente por Gilberto no Sabadaço.

7 – Além disso, o Sabadaço agregou diversos outros quadros, como pegadinhas e reportagens investigativas.

8 – O programa fez grande sucesso, sendo a maior audiência semanal da Band. Em 2003, por exemplo, o Sabadaço chegou a bater a Globo e liderar o Ibope, exibindo pegadinhas.

9 – Durante os anos de 2003 a 2007, Gilberto Barros acumulava outra atração na emissora, o Boa Noite Brasil, exibido nas noites de segunda a sexta.

10 – Quando um tema dava grande audiência durante a semana no Boa Noite Brasil, muitas vezes este mesmo conteúdo voltava a ser explorado nos sábados.

11 – Gilberto era acompanhado por diversas assistentes de palco, que formavam o grupo musical As Leoas.

12 – No ano de 2004, devido a quadros como os de apresentações das Leoas, o programa foi denunciado pela campanha “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania”. Esta iniciativa, promovida por deputados federais, afirmava que a atração trazia quadros impróprios para o horário de exibição.

13 – Ao longo dos cinco anos de duração, o programa realizou diversas coberturas jornalísticas de fatos que haviam acontecido no dia de exibição, como o Acidente do ônibus espacial Columbia, que explodiu em 1 de fevereiro de 2003, um sábado.

14 – Em 2006, o grupo de música eletrõnica Kasino, que havia emplacado uma música na trilha da novela América (Globo, 2005), se apresentou no Sabadaço. Anos depois, o vídeo da apresentação, na qual Gilberto comandava o show de maneira muito empolgada, se tornou meme, atingindo centenas de milhares de visualizações no YouTube.

15 – Em seu último ano, o programa começou a perder audiência, o que levantou rumores de cancelamento. Então, o Sabadaço saiu do ar em 27 de janeiro de 2007.





Leia também