O Multishow, um dos canais de maior expressão dentro do cardápio da Globosat, acaba de adquirir os direitos de exibição em TV fechada das séries Chaves e Chapolin, estreladas por Roberto Gómez Bolaños, em cartaz por anos no SBT – que hoje exibe apenas a primeira, nas manhãs de sábado e de domingo. A emissora de Silvio Santos, confrontada nas redes sociais, vem respondendo a fãs e curiosos com um bombardeio de imagens e matérias a respeito das produções, enaltecendo o fato de ter sido pioneira na veiculação de ambas no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sucesso desde 1984, quando desembarcou por aqui, Chaves já foi apresentado em canais fechados, como Boomerang, Cartoon Network, TBS e TLN Network. O que chama a atenção agora é o fato do Multishow pertencer ao “braço” da Globo na TV a cabo. Embora os direitos de exibição para a TV aberta ainda pertençam, até onde se sabe, ao SBT, a boataria acerca de um suposto interesse da emissora-líder na série está tomando conta das redes sociais – alimentada por títulos tendenciosos de matérias “caça-cliques”. Globo e SBT não se manifestaram a respeito até o momento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Globo, aliás, tentou adquirir a série, conforme pesquisa em acervos de jornais impressos, realizadas pelo TV História em duas ocasiões. A primeira em 1990, por ordem do então vice-presidente de operações José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Naquele ano, Chaves chegou a bater o boletim da Copa do Mundo na Itália, exibido dentro do Jornal Hoje, por 36 a 30, segundo dados do Ibope da Grande São Paulo. O feito se deu poucas horas da partida entre Brasil e Escócia, penúltima partida da seleção canarinho no torneio.
Em 2005, por conta de um desacerto entre SBT e Televisa, a Globo entrou em uma espécie de “leilão” pelos direitos de Chaves, com Record TV, Band e RedeTV!. Caso levasse a produção, a Globo certamente não exibiria; a intenção, naquele momento, era inflacionar a disputa e retirar um dos coringas do SBT – constantemente, líder em cima dos jornais locais e esportivos da hora do almoço – da programação. A reação dos fãs, que chegaram a entregar um abaixo-assinado ao canal de Silvio Santos, motivou a renovação do contrato com a produtora mexicana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Em tempo: Segundo informações da jornalista Cristina Padiglione – confira a íntegra aqui – o Multishow adquiriu 273 episódios de Chaves, 250 de Chapolin e 224 histórias inéditas – 117 de Chaves e 127 de Chapolin -, além da série de animação. A intenção do canal é exibir tais produtos no horário nobre da TV fechada, entre 19h e 1h.