André Santana

Lucília (Kênia Bárbara) foi uma grata surpresa em Amor Perfeito. A prima de Orlando (Diogo Almeida), que poderia ser apenas mais uma megerinha de olho no mocinho, se tornou muito mais do que isso ao se aliar a Gilda (Mariana Ximenes).

Amor Perfeito - Mariana Ximenes
Mariana Ximenes como Gilda em Amor Perfeito (Reprodução / Globo)

Mas, depois de provocar um verdadeiro furacão na novela das seis da Globo, a personagem será eliminada sem dó pelos autores Duca Rachid, Júlio Fischer e Elisio Lopes Jr. Será uma perda e tanto para a novela, recheada de personagens que pouco fazem.

[anuncio_1]

Dupla que deu certo

Amor Perfeito - Kênia Bárbara
Kênia Bárbara como Lucília em Amor Perfeito (Fábio Rocha / Globo)

Nos primeiros capítulos de Amor Perfeito, Lucília parecia ser uma espécie de “vilãzinha de Malhação”. Ou seja, aquela jovem que, por amor ao mocinho, faz qualquer coisa para ficar com ele. No entanto, ao se aliar a Gilda, Lucília provou ser mais que isso.

Braço-direito da vilã-mor da história, Lucília ajudou Gilda em alguns de seus planos mirabolantes. Mas, ao mesmo tempo, agiu para se dar bem e garantir a herança do tio que ela acreditava ser sua por direito. Ou seja, a jovem passou longe de ser uma mera assistente, agindo por conta própria por diversas vezes.

Isso gerou uma dinâmica baseada em amor e ódio entre Gilda e Lucília. A dupla deu tão certo que não faltou espectador torcendo para que – veja só! – ambas se tornassem um casal. É a tal da “química”.

Reviravolta

Amor Perfeito - Camila Queiroz
Camila Queiroz como Marê em Amor Perfeito (João Miguel Júnior / Globo)

Lucília também foi responsável por várias das reviravoltas que aconteceram em Amor Perfeito. À esta altura da trama, a fotógrafa descobriu que foi Gilda quem atirou em Leonel (Paulo Gorgulho), uma informação que servirá como trunfo para Marê (Camila Queiroz) finalmente se livrar da acusação de ter matado seu próprio pai.

Mas a traição custará caro para ela. Gilda, já ciente de tudo o que Lucília aprontou pelas suas costas, decide contratar um matador para eliminá-la. Com isso, a personagem que tanto causou na novela da Globo terá um final trágico, o que vem revoltando parte do público.

Nas redes sociais, são inúmeros os protestos acerca da morte de Lucília. Além dos torcedores do “casal” com Gilda, há espectadores que lamentam o fato de Amor Perfeito perder uma das poucas personagens que realmente agitou a novela. Há o temor de que a trama volte ao marasmo de antes.

Narrador nega ser o sucessor de Galvão na Globo: “Não partiu de mim”

[anuncio_3]

Trama irregular

Amor Perfeito - Alan Rocha e Isabel Fillardis
Isabel Fillardis (Aparecida) e Alan Rocha (Antônio) em Amor Perfeito (Fábio Rocha / Globo)

Amor Perfeito vem se mostrando uma novela irregular. A trama começou agitada até demais, com um ritmo frenético em seus primeiros episódios que só fez esgotar a trama principal em pouco mais de uma semana. Atualmente, os protagonistas Marê e Orlando vivem apenas para desarmar as armadilhas espalhadas por Gilda.

A trama principal se agitou um pouco nas últimas semanas justamente por conta da ascensão de Lucília. A jovem trouxe novos elementos à narrativa e levou a novela para outros lugares, protagonizando momentos de surpresas e emoções.

Sem Lucília, Amor Perfeito deve se apoiar em outros personagens. Mas é difícil apontar qual, já que o que não falta na novela das seis são tipos que, aparentemente, não agregam muita coisa ao enredo. Ou alguém entendeu, por exemplo, qual a função de Wanda (Juliana Alves), Aparecida (Isabel Fillardis) ou Lívia (Lucy Ramos)?

Amor Perfeito não é uma novela ruim. Mas passa a impressão de estar queimando cartucho com tantas tramas desperdiçadas e personagens sem função.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor