A morte do ator José Carlos Sanches, encontrado morto em seu apartamento em fevereiro, está cercada de mistérios.

O artista nasceu no Rio de Janeiro, em 1º de junho de 1954. Formou-se em Direito, mas logo seguiu a carreira de modelo e ator. Iniciou no mundo artístico graças a uma amiga, que o chamou para fazer um comercial de cigarros. Desde então, participou de desfiles, peças teatrais, filmes e fotonovelas.

José Carlos Sanches

Estreou na televisão na novela Água Viva, em 1980, interpretando Lúcio, vendedor da boutique de Lígia (Betty Faria). Apesar de ser considerado pela mídia um promissor galã, o ator só interpretou pequenos papéis em produções como Sétimo Sentido (1982), Ti-Ti-Ti (1985), Anos Dourados (1986) e Que Rei Sou Eu (1989).

Depois, veio uma participação na versão do SBT da novela Éramos Seis, em 1994. Retornou à Globo, onde atuou em Salsa e Merengue (1996), Zazá (1998), Da Cor do Pecado (2004), A Lua Me Disse (2005) e Caras e Bocas (2009).

Seu último trabalho na telinha foi na série Afinal, o que Querem as Mulheres?, em 2010.

Personagem marcante

Carlos Sanchez em Que Rei sou Eu

Em 1997, José Carlos Sanches interpretou seu papel de maior destaque, na novela Por Amor. Na trama de Manoel Carlos, ele viveu Fausto, gerente do heliporto onde Nando (Eduardo Moscovis) trabalhava.

Foi ele quem plantou drogas na mochila do rapaz e o denunciou à policia, a fim de separa-lo de Milena (Carolina Ferraz). O plano foi armado pela mãe dela, a maldosa Branca (Susana Vieira), que não aceitava o romance de sua filha com um rapaz pobre.

Recentemente, ele pôde ser visto em participações em Amor com Amor se Paga, trama que foi reexibida pelo Canal Viva, e O Clone, reprisada no Vale a Pena Ver de Novo.

Morte misteriosa

José Carlos Sanches

No dia 25 de fevereiro desse ano, o ator foi encontrado morto em seu apartamento no bairro de Copacabana. Foram os vizinhos que chamaram a polícia após sentir um mau cheiro vindo do interior do local onde ele residia. A polícia encontrou seu corpo já em avançado estado de putrefação.

Apesar de estar afastado do vídeo há bastante tempo, ele sempre fazia postagens de seus trabalhos em novelas e selfies nas redes sociais. A última postagem que o ator compartilhou foi cinco dias antes encontrarem seu corpo. Tratava-se de uma mensagem de reflexão.

O advogado Sylvio Guerra, amigo de Sanches, contou em entrevista ao UOL que falou com o ator dias antes.

“Éramos vizinhos de bairro. Ele sempre telefonava para mim. Muito atencioso e amigo querido. É uma perda irreparável. Era um amigo que estava sempre presente, dando atenção”, afirmou.

Ainda de acordo com Guerra, o ator não havia se queixado de problemas de saúde ou depressão. Ele chegou a fazer um estágio em seu escritório de advocacia nos anos 1990.

“Ele tinha carteira da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), mas não advogava”, contou, e acrescentou que não conhecia nenhum parente dele, pois ele era filho único e seus pais já eram falecidos, no entanto José chegou a comentar sobre um provável herdeiro. “Ele falava que tinha um filho em Natal. Que Deus o tenha em um bom lugar. Deixará saudade no meu coração”, finalizou o amigo.

Compartilhar.
Avatar photo

Sebastião Uellington Pereira é apaixonado por novelas, trilhas sonoras e livros. Criador do Mofista, pesquisa sobre assuntos ligados à TV, musicas e comportamento do passado, numa busca incessante de deixar viva a memória cultural do nosso país. Escreve para o TV História desde 2020 Leia todos os textos do autor