André Santana

O primeiro ano do Faustão na Band não correspondeu às expectativas da emissora. A direção do canal esperava que sua maior estrela pudesse competir em pé de igualdade pela vice-liderança na audiência com SBT e Record, mas isso não aconteceu. Ainda assim, a Band considerou que, para o primeiro ano, o programa de Faustão obteve resultados minimamente satisfatórios.

Faustão
Reprodução / Band

Porém, a pressão deve aumentar no segundo ano do programa de auditório. Faustão na Band volta com edições inéditas na próxima semana, sem qualquer clima de lua de mel: com meta de audiência, o apresentador terá que mostrar serviço.

[anuncio_1]

Meta de audiência

Faustão na Band - Anne Lottermann e João Guilherme
Rodrigo Moraes / Band

No ano passado, Faustão na Band se manteve num patamar em torno dos três pontos de audiência. É menos do que a emissora esperava, dado o enorme investimento para implantar a atração. Mas é mais do que o canal costumava alcançar antes da estreia, já que o horário era ocupado pelo Show da Fé, de R. R. Soares.

Assim, se a primeira temporada do programa serviu ao menos para formar um novo público no horário, o segundo ano do formato terá que ampliar este público. Para isso, a direção da emissora estabeleceu uma meta de audiência: o programa de auditório deve alcançar, ao menos, quatro pontos no Ibope.

De acordo com o portal Notícias da TV, a direção da Band avalia que, com este número, a atração poderá ter um desempenho comercial melhor. Este ano, Faustão na Band já conta com Magalu e Atacadão entre seus anunciantes.

Mudanças

Faustão na Band - Jaqueline Ciocci
Divulgação / Band

Para alcançar o patamar de audiência desejado pela Band, a equipe de Faustão trabalhou nos últimos meses em busca de novidades. Com isso, o programa virá com atrações diferentes em 2023.

A maior novidade de Faustão na Band será um maior espaço para informação. O apresentador contará com uma equipe do departamento de jornalismo da emissora, que produzirão reportagens sobre assuntos que estão chamando a atenção. No palco, Faustão receberá especialistas para tratar dos assuntos da semana. A ideia é segurar parte do público do Jornal da Band, que vive uma excelente fase de audiência.

Outra mudança é o fim das Videocassetadas, quadro que foi rebatizado para Cassetadas do Faustão. A equipe do programa considerou que exibir vídeos de tombos e desastres já era um recurso ultrapassado e que não garantia mais audiência.

No entanto, quadros que funcionaram no ano passado permanecerão. Pizzaria do Faustão e Arquivo Pessoal continuam no programa. A ideia, de acordo com o NTV, é fazer o máximo possível com menos dinheiro.

“Pé no chão”

Faustão na Band

Na verdade, a Band busca adequar sua atração do horário nobre à realidade. No ano passado, foi feito um investimento muito grande na implantação de Faustão na Band, com cenários suntuosos e atrações nababescas. A emissora entregou uma estrutura de Globo para Faustão, confiante que os bons resultados comerciais pagariam a conta.

Mas não foi bem assim. A audiência abaixo do esperado, somada à própria recessão do mercado publicitário em 2022, um ano de crise, acabou jogando água no otimismo do canal. Com isso, o programa passou por cortes: perdeu integrantes da equipe e até tempo no ar.

Assim, este ano, Faustão na Band já virá dentro de uma nova realidade, justamente para tentar elevar o faturamento do programa. Tanto que até o famoso balé do apresentador foi demitido: as bailarinas, agora, trabalham por cachê. Tudo para que o programa consiga dar lucro em 2023.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor