Prática conhecida do SBT, novelas que fazem sucesso podem voltar bem rápido à telinha. Se tiver êxito, o canal de Silvio Santos não pensa duas vezes em trazer um folhetim de volta. Não seria surpresa – e nem inédito – se a Globo fizesse a mesma coisa com o seu mais recente sucesso; no final dos anos 1980 e início dos anos 1990 isso já aconteceu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A trama de Juma Marruá (Alanis Guillen) e Cia. pode ter um retorno precoce à la SBT para chamar de seu muito em breve. Os fãs que estão “viúvos” da trama rural reclamam nas redes sociais diariamente do fim da novela da mulher que virava onça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Globo poderia criar uma forma de continuar surfando na onda do sucesso de seu mais recente êxito e encontrar uma maneira de seguir promovendo Pantanal em suas plataformas (ou até mesmo na televisão).
Vale a Pena Ver de Novo (e bem rápido)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Embora seja o SBT quem goste de voltar com as novelas bem rapidinho, a prática não é exclusividade do canal paulista. A Globo já teve o seu momento “apressadinha” para retornar alguns títulos ao ar.
Foi o caso de Top Model, trama que terminava originalmente há 32 anos na emissora carioca. Exibida entre 1989 e 1990, em 198 capítulos, bateu recorde e voltou bem rápido à telinha.
Oito meses foi o tempo que a trama ficou fora do ar. Ela, que terminou no dia 5 de maio de 1989, retornou em 5 de janeiro de 1990, no Vale a Pena Ver de Novo.
A trama dividiu a faixa com diversas minisséries e acabou tendo 72 capítulos a menos que a exibição original, ficando com apenas 125 episódios. Top Model também foi exibida pelo Canal Viva em 2011 e, curiosamente depois disso, a trama nunca mais deu as caras na Globo em TV aberta.
Outra novela que retornou em pouquíssimo tempo de exibição foi Vamp, exibida de 15 de julho 1991 a 8 de fevereiro de 1992, com um total de 189 capítulos.
Onze meses depois, em 4 de janeiro de 1993, a trama retornou ao ar, dessa vez fora do Vale a Pena Ver de Novo. A novela fez parte do Sessão Aventura, que costumava exibir seriados, mas algumas vezes exibia dramas, como foi o caso de Vamp, uma ocasião, digamos, especial.
Ocasiões especiais
E por falar em casos especiais, exceção como essa de Vamp – que retornou fora do Vale a Pena Ver de Novo – poderia ser a ocasião perfeita para a Globo retornar com Pantanal antes do previsto.
A faixa Edição Especial está aí para isso, ou outros horários podem ser criados facilmente – ou reaproveitados -, como a faixa das onze, por exemplo, que ficará vaga após o fim de Verdades Secretas 2 até a estreia de Todas as Flores, no segundo semestre do ano que vem.
Além disso, vale lembrar que a emissora estuda um jeito de exibir cenas de making of e bastidores da produção no Globoplay ou, até mesmo, em especiais na TV aberta, tudo para dar sobrevida ao folhetim de José Leôncio (Marcos Palmeira).