Prática conhecida do SBT, novelas que fazem sucesso podem voltar bem rápido à telinha. Se tiver êxito, o canal de Silvio Santos não pensa duas vezes em trazer um folhetim de volta. Não seria surpresa – e nem inédito – se a Globo fizesse a mesma coisa com o seu mais recente sucesso; no final dos anos 1980 e início dos anos 1990 isso já aconteceu.

A trama de Juma Marruá (Alanis Guillen) e Cia. pode ter um retorno precoce à la SBT para chamar de seu muito em breve. Os fãs que estão “viúvos” da trama rural reclamam nas redes sociais diariamente do fim da novela da mulher que virava onça.

A Globo poderia criar uma forma de continuar surfando na onda do sucesso de seu mais recente êxito e encontrar uma maneira de seguir promovendo Pantanal em suas plataformas (ou até mesmo na televisão).

Vale a Pena Ver de Novo (e bem rápido)

Top Model - Cecil Thiré e Malu Mader

Embora seja o SBT quem goste de voltar com as novelas bem rapidinho, a prática não é exclusividade do canal paulista. A Globo já teve o seu momento “apressadinha” para retornar alguns títulos ao ar.

Foi o caso de Top Model, trama que terminava originalmente há 32 anos na emissora carioca. Exibida entre 1989 e 1990, em 198 capítulos, bateu recorde e voltou bem rápido à telinha.

Oito meses foi o tempo que a trama ficou fora do ar. Ela, que terminou no dia 5 de maio de 1989, retornou em 5 de janeiro de 1990, no Vale a Pena Ver de Novo.

A trama dividiu a faixa com diversas minisséries e acabou tendo 72 capítulos a menos que a exibição original, ficando com apenas 125 episódios. Top Model também foi exibida pelo Canal Viva em 2011 e, curiosamente depois disso, a trama nunca mais deu as caras na Globo em TV aberta.

Ney Latorraca

Outra novela que retornou em pouquíssimo tempo de exibição foi Vamp, exibida de 15 de julho 1991 a 8 de fevereiro de 1992, com um total de 189 capítulos.

Onze meses depois, em 4 de janeiro de 1993, a trama retornou ao ar, dessa vez fora do Vale a Pena Ver de Novo. A novela fez parte do Sessão Aventura, que costumava exibir seriados, mas algumas vezes exibia dramas, como foi o caso de Vamp, uma ocasião, digamos, especial.

Ocasiões especiais

Pantanal - Marcos Palmeira

E por falar em casos especiais, exceção como essa de Vamp – que retornou fora do Vale a Pena Ver de Novo – poderia ser a ocasião perfeita para a Globo retornar com Pantanal antes do previsto.

A faixa Edição Especial está aí para isso, ou outros horários podem ser criados facilmente – ou reaproveitados -, como a faixa das onze, por exemplo, que ficará vaga após o fim de Verdades Secretas 2 até a estreia de Todas as Flores, no segundo semestre do ano que vem.

Além disso, vale lembrar que a emissora estuda um jeito de exibir cenas de making of e bastidores da produção no Globoplay ou, até mesmo, em especiais na TV aberta, tudo para dar sobrevida ao folhetim de José Leôncio (Marcos Palmeira).

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor