A Viagem e Alma Gêmea nunca mais serão exibidas pela Globo?

Emissora nega veto, mas, na prática, tem sim evitado tramas espíritas

Whatsapp

A Globo confirmou a Edição Especial de Cheias de Charme (2012)  para substituir Mulheres de Areia (1993) em suas tardes. A decisão reforça um veto polêmico: novelas com temática espírita, como Alma Gêmea (2005) – uma escolha até óbvia para o horário – , não terão mais espaço na emissora.

Eduardo Moscovis e Liliana Castro em Alma Gêmea
Eduardo Moscovis e Liliana Castro em Alma Gêmea

A Globo sempre negou que tal veto exista, mas, na prática, não é o que parece. Tanto que o repeteco de A Viagem (1994) era uma das novelas preferidas para o horário, mas acabou sendo programada no canal Viva. Será que tanto a trama de Ivani Ribeiro quanto a de Walcyr Carrasco não terão mais vez na TV aberta?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sucesso

 

Exibida originalmente entre 16 de abril e 28 de setembro de 2012, em 143 capítulos, Cheias de Charme foi escrita por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira se tornou um fenômeno de audiência e repercussão.

Leia mais

A história narra a saga de três empregadas domésticas: Maria da Penha (Taís Araújo), Maria do Rosário (Leandra Leal) e Maria Aparecida (Isabelle Drummond). Elas se veem pela primeira vez na delegacia, ao serem detidas e passarem uma noite presas juntas.

As três sofrem ao serem infernizadas pela megera Chayene (Cláudia Abreu), uma cantora de sucesso em fase de decadência, que tenta se reerguer por meio de um namoro com o cantor Fabian (Ricardo Tozzi).

O que Chayene não conta é que terá de enfrentar o novo trio de sucesso: as Empreguetes. Depois do clipe lançado na internet, a música se torna um hit e transforma Penha, Rosário e Cida, em famosas da noite para o dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cheias de Charme venceu concorrentes

Cheias de Charme - Isabelle Drummond, Leandra Leal e Taís Araujo
Isabelle Drummond, Leandra Leal e Taís Araujo em Cheias de Charme (Divulgação / Globo)

Escalada para ser a substituta de Mulheres de Areia, que se firmou como um sucesso nas tardes da Globo, onde está em cartaz desde junho do ano passado, Cheias de Charme venceu a concorrência de outras novelas que também despontavam como favoritas.

Entre os títulos, estavam novelas como Caras & Bocas (2009) e Cabocla (2004), sempre muito lembradas. A Viagem e Alma Gêmea também estavam entre os folhetins muito pedidos pelos telespectadores, mas foram preteridas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Proibição polêmica

Guilherme Fontes em A Viagem
Guilherme Fontes em A Viagem

No caso de A Viagem e Alma Gêmea, no entanto, existe uma polêmica que tem rondado a Globo nos últimos meses. Isso porque, segundo informações do site Notícias da TV, a direção do canal teria baixado um veto proibindo tramas espíritas, inclusive reprises. O veto seria para não afugentar o público evangélico, já que Amauri Soares, atual diretor geral dos Estúdios Globo, acredita que, em 10 anos, os evangélicos serão maioria no Brasil.

Com isso, Escrito nas Estrelas (2010) – outra candidata para a faixa Edição Especial – foi para o Viva. O mesmo aconteceu com A Viagem, que será novamente reexibida no canal pago, onde foi reprisada pela última vez entre 2020 e 2021.

Outro caso é Alma Gêmea. Um dos maiores sucessos de Walcyr Carrasco, o folhetim foi reprisado pelo Viva em 2022 e o caminho natural era aparecer na faixa de reprises vespertinas da Globo, como aconteceu com O Cravo e a Rosa (2000), reexibida em 2021, e Chocolate com Pimenta (2003), reprisada em 2022.

Isso, no entanto, nem foi cogitado, o que reforça o suposto veto da Globo. Ao que tudo indica, A Viagem e Alma Gêmea nunca mais serão exibidas pela Globo, para a tristeza do público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando estreia a reprise de Cheias de Charme?

Cheias de Charme - Cláudia Abreu
Claudia Abreu como Chayene em Cheias de Charme (Divulgação / Globo)

Com grandes sucessos vetados e outros preteridos, a Globo escolheu a trama das Empreguetes para manter os altos índices de audiência alcançados por Mulheres de Areia.

A estreia da reprise de Cheias de Charme na faixa Edição Especial será em março. Se nada mudar no planejamento da Globo, a novela deve voltar no dia 11 e dividir espaço com o folhetim das gêmeas Ruth e Raquel (Gloria Pires) em sua primeira semana.

Whatsapp


Leia também