A produção dos programas de TV mais icônicos do Brasil

O Brasil tem sua cultura diretamente ligada com as produções que, ao longo de sua história, foram lançadas em sua Televisão Aberta. O país viu muito de sua trajetória popular ser escrita junto da televisão, com formatos que fizeram sucesso e moldaram gerações, trazendo impactos que vieram desde o surgimento da TV em cores, até os programas mais atuais. A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre os programas de TV mais icônicos do Brasil, sua produção e suas características. Se você é um entusiasta da TV Brasileira ou simplesmente um curioso sobre este tema, esse texto é para você. Fique ligado!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O papel social da Televisão Aberta

É inegável que a televisão aberta traz aspectos importantíssimos de um mundo globalizado e de uma sociedade pautada e organizada de forma democrática: o amplo acesso à informação, à cultura e, é claro, ao entretenimento e lazer – direito básico de todas as pessoas. Nesse sentido, muito mais do que uma forma de levar conteúdo para dentro da casa dos brasileiros, a televisão representa um elo entre a população e uma forma democrática de circulação de informação no país.

No entanto, independentemente de sua importância e de suas características sociais, a seguir focaremos em temas voltados aos principais programas da Televisão Brasileira. Aqueles que marcaram época ou que seguem, até hoje, levando conteúdo, entretenimento ou informação para os quatro cantos do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A notícia como prioridade

Saber o que está acontecendo no país é um ponto que une boa parte dos brasileiros. Afinal, quem não se preocupa com o que ocorre em sua cidade, seu estado ou seu país? Nesta linha, ao longo de todo o território brasileiro os telejornais fazem e sempre fizeram bastante sucesso. No cenário nacional, é impossível não elencar como um dos principais o Jornal Nacional, produto televisivo da TV Globo, maior emissora de TV da América Latina. Há mais de 55 anos, o programa leva informações de interesse nacional para as casas de milhões brasileiros. 

Sua produção robusta conta com repórteres em todo o Brasil e matérias feitas em parceira com emissoras afiliadas da TV Globo, localizadas em diversos estados. A bancada do Jornal Nacional já faz parte do imaginário do público Brasileiro que, por muitos anos, esperou ansiosamente pelo “boa noite” de William Bonner, o âncora do programa, para conhecer as principais notícias do seu dia. Embora ainda muito popular, hoje o jornal divide espaço com outras formas de consumo de notícias, principalmente a Internet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Programas de auditório: sucesso nos anos 80 e 90

Sem sombra de dúvidas a Televisão nos anos 80 foi marcada pelos programas de auditório. Com as mais diversas temáticas e os mais diversos apresentadores, essa modalidade caiu nas graças do povo brasileiro rapidamente. Alguns programas eram diários, outros, dominicais. Noturnos, diurnos ou vespertinos, todos encontravam sua forma de fazer sucesso. Impossível quem, no Brasil, nunca tenha ouvido falar da “Banheira do Gugu”, quadro icônico de um programa apresentado pelo falecido apresentador Gugu Liberato, em seu programa dominical, “Domingo Legal”. No quadro, mulheres seminuas tentavam impedir convidados de achar um sabonete em uma banheira de espuma. Em plena TV aberta. Além deste, outro programa icônico e que ainda permanece no ar é o “Programa Silvio Santos”. Batizado com o nome de seu principal apresentador, agora já falecido, o programa Silvio Santos teve diferentes formatos, nomes e dias de exibição, mas sempre teve como principal diferencial o carisma de seu apresentador, considerado inclusive o maior apresentador de todos os tempos na televisão Brasileiro. Hoje, mesmo após o falecimento de Silvio Santos, o programa segue no ar, agora, no comando de sua filha, Patrícia. Embora de formato relativamente simples, o programa contava com uma robusta produção, uma plateia gigantesca, quadros de humor e muita, muita interação dos apresentadores para com o público – o que exige da sua produção um cuidado muito apurado com os convidados e com o tempo do programa no ar.

Reality shows de confinamento: febre nacional

Um gênero que fez e ainda faz muito sucesso no Brasil é o de reality shows de convivência. Tudo começou em 2001, quando Silvio Santos, dono do SBT, grande emissora brasileira, criou uma versão adaptada do “Big Brother”. Em uma casa, Silvio confinou algumas celebridades e a partir dali o público brasileiro era apresentado a este formato até então inédito – e que rapidamente caiu nas graças do público. A Casa dos Artistas teve quatro edições e foi até hoje a maior audiência que o canal já alcançou. Logo depois dela, a TV Globo adquiriu os direitos do Big Brother e lançou o Big Brother Brasil, programa que já teve 24 edições, marcadas por uma produção gigantesca e uma audiência bastante significativa – seus episódios finais inclusive são considerados o “Superbowl” brasileiro, em função do tamanho da atenção adquirida com o público. Este programa conta com uma produção gigantesca por trás de seus cenários, na seleção de seus participantes, na criação de suas provas e, é claro, ao longo de todas as suas temporadas – que costumam durar 3 meses.

Essa adoração aos reality shows vai ao encontro de uma característica marcante dos brasileiros: o apreço por programas ou jogos que estimulem a competição. Reality shows, competições esportivas e outras formas de jogos costumam fazer bastante sucesso no país. Seja em ações cotidianas, como assistindo competições na TV ou levando os jogos de maneira prática, como jogar aviator no celular, os brasileiros consideram as atividades gamificadas uma importante forma de entretenimento.

Conclusão: um país ligado nas telas

O Brasil é e sempre foi um país muito ligado à televisão. Aqui ainda poderíamos citar uma série de outros gêneros, programas ou acontecimentos marcantes na televisão Brasileira. A produção das emissoras brasileiras sempre foi bastante elogiada em todo o mundo, inclusive sendo muitas delas exportadas para todo o mundo – como é o caso das novelas que, ao longo de muitos anos, fizeram o sucesso que hoje as séries em streamings costumam fazer. Independentemente do formato, a televisão aberta no Brasil tem um papel importantíssimo na cultura e na forma brasileira de consumir conteúdo. Mesmo com o advento de novas frentes, a televisão segue fazendo sucesso e, justamente por isso, certamente essa é uma história que vale a pena ser estudada e aprofundada.

Autor(a):

Sair da versão mobile