A integração da televisão com as plataformas digitais é inevitável e só traz benefícios

Assistir televisão e passar o tempo se entretendo com seus programas sempre foi um grande costume dos brasileiros, cujas vidas são bastante influenciadas por conteúdos veiculados nas telinhas.

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Realizada em 2016 pela Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, a Pesquisa Brasileira de Mídia revela um dado impressionante: 63% dos brasileiros entrevistados costumam se informar pela televisão, 26% pela internet, 7% por emissoras de rádio e 3% por jornais impressos.

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É um dado impressionante, visto que, mesmo com o grande crescimento do consumo de conteúdos em outras plataformas, como as digitais (celulares e computadores, principalmente), a televisão continua sendo um dos meios de comunicação mais consumidos do país.

Porém, as emissoras de televisão já têm uma visão mais futurística. Antenadas no sucesso de sites e plataformas de consumo de vídeo on-demand como Netflix e Crackle, nas quais os seus consumidores assistem o que quiserem e quando desejar, Globo e RecordTV, por exemplo, têm na internet suas próprias plataformas (Globo Play e R7 Play, respectivamente) na qual disponibilizam seus conteúdos como novelas, séries e telejornais para que o seu público possa acessar e assisti-los a qualquer momento.

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Essas plataformas são ideias muito boas dessas emissoras e que surgem numa era na qual as pessoas estão fazendo várias coisas ao mesmo tempo e acabam perdendo um trecho grande do programa ou até ficam impossibilitadas de vê-los por inteiro.

É o meu caso, por exemplo, já que perco as exibições de alguns programas que vão ao ar nas madrugadas, como Programa do Porchat, da RecordTV, e Conversa com Bial, da Globo, mas consigo assistir na tarde seguinte às exibições dos programas ou até durante os finais de semana.

No ano passado, o Globo Play começou a disponibilizar a transmissão da programação em tempo real para as regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, além da grande divulgação da plataforma nos intervalos, durante os programas e também pela antecipação de capítulos de novelas ou séries para assinantes da plataforma.

Com isso, os telespectadores são incentivados a experimentar esse novo modo de se assistir televisão que, para mim, um grande apaixonado pela área, é maravilhoso por provar que a TV não acabará. Pelo contrário, seu modo de consumo está em constante evolução, se adaptando e também se juntando às novas tecnologias.


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