A grande coincidência que marcou as duas versões de Cabocla na Globo
11/11/2024 às 14h13
Grande sucesso da Globo de 2004, Cabocla ganhou uma Edição Especial nas tardes da emissora. A trama é um remake de uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida originalmente em 1979.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira versão foi uma adaptação de Ruy Barbosa do romance homônimo assinado por Ribeiro Couto. Já a segunda versão foi escrita por Edmara Barbosa e Edilene Barbosa, filhas de Benedito, baseadas no texto do pai, que supervisionou os trabalhos.
As duas versões fizeram muito sucesso na Globo. Além disso, uma grande coincidência marca as duas novelas: o casal principal de ambas ultrapassaram os limites da ficção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fabio Jr e Gloria Pires
Sucesso na música e nas novelas, Fabio Jr havia se destacado na novela Nina (1977) e na minissérie Ciranda Cirandinha (1978). Já Gloria Pires era uma jovem estrela em ascensão e vinha do enorme sucesso como Marisa em Dancin’ Days (1978).
LEIA TAMBÉM:
● Quais serão as próximas novelas das nove da Globo? Fila já está definida
● Muda tudo: Globo escala novos galãs para Volta por Cima e Garota do Momento
● Próximas reprises: três escolhas que a Globo terá que fazer em breve
O romance entre Zuca e Luís Jerônimo nas telas fez com que Gloria Pires e Fabio Jr se apaixonassem na vida real. Eles ficaram juntos por cinco anos e tiveram uma filha, a também cantora e atriz Cleo.
Vanessa Giácomo e Daniel de Oliveira
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A escolhida, então, foi Vanessa Giácomo, que vinha de pequenas participações na TV. Para viver seu par romântico, foi escalado Daniel de Oliveira, que já tinha algumas novelas no currículo e vivia, na mesma época, o êxito do filme Cazuza – O Tempo Não Para, do qual era o protagonista.
Os dois atores se conheceram em cena e se apaixonaram, assim como aconteceu com Fabio Jr e Gloria Pires. Eles ficaram juntos até 2012 e tiveram dois filhos, Raul e Moisés.
Como está a audiência de Cabocla?
Cabocla está no ar em sua terceira reprise na TV. A trama foi reapresentada pela primeira vez em 2008, no Vale a Pena Ver de Novo, da TV Globo. Já a segunda reprise aconteceu no canal Viva, entre 2019 e 2020.
A volta na faixa Edição Especial é uma tentativa da Globo de elevar a audiência do horário. A trama substitui Cheias de Charme (2012), que obteve audiência abaixo do esperado pela emissora.
No entanto, em seu início, Cabocla não esboçou reação. A novela obteve média de 10,8 pontos de média no Kantar Ibope Media em sua primeira semana, em que dividiu espaço na grade com os últimos capítulos de sua antecessora.