Primeira A Fazenda teve rolo com Alexandre Frota e deboche de Boninho - TV História

Primeira A Fazenda teve rolo com Alexandre Frota e deboche de Boninho

Whatsapp

No dia 31 de maio de 2009, após grande expectativa, a Record estreava o reality show A Fazenda. Comandado por Britto Jr., o programa reuniu 14 celebridades em Itu (SP), que concorreram ao prêmio de R$ 1 milhão.

Relembre abaixo 10 curiosidades sobre a primeira temporada da atração, que está em sua 13ª edição em 2021:

Formato sueco

Desde a estreia, muita gente aponta semelhanças entre A Fazenda e o BBB, mas o reality show da Record é baseado no sueco The Farm. Em 2008, a emissora decidiu iniciar a produção do programa, iniciando os convites para celebridades em novembro desse ano. Inicialmente, a atração se chamaria Fazenda das Celebridades, mas, posteriormente, ficou somente A Fazenda mesmo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Globo de olho

Desde que a estreia do programa foi anunciada, a Globo ficou de olho. “Executivos da emissora detectaram várias semelhanças entre o reality show e Big Brother Brasil, como o fato de as provas do líder, a formação dos paredões e as eliminações serem ao vivo. Em The Farm, o formato que a Record comprou, só a eliminação é ao vivo”, informou a Folha de S.Paulo de 27 de maio de 2009. A emissora também descartou fazer qualquer estratégia especial para combater a estreia do reality. “A maior parte da emissora não acredita no sucesso do programa da Record”, completou a reportagem.

Dificuldades para montar o elenco

De acordo com a Folha de S.Paulo de 18 de fevereiro de 2009, nessa época ninguém ainda havia aceitado o convite da emissora, incluindo Andressa Soares, a Mulher Melancia, e Danielle Souza, a Mulher Samambaia, do Pânico na TV (que depois acabou sendo confirmada na atração). A ex-Miss Brasil Natália Guimarães, integrante do cast do canal, aceitou a proposta, mas a recusou em seguida, orientada por sua empresária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estrelas

No final das contas, os 14 eleitos foram: Franciely Freduzeski, Bárbara Koboldt, Babi Xavier, Théo Becker, Fábio Arruda, Miro Moreira, Luciele di Camargo, Mirella Santos, Jonathan Haagensen, Danielle Souza, Pedro Leonardo, Carlinhos da Silva, Danni Carlos e Dado Dolabella. Koboldt (foto acima) desistiu na segunda semana do reality, alegando não aguentar o clima de tensão entre os participantes, e foi substituída por Fabiana Alvarez.

Alexandre Frota

Dirigido por Rodrigo Carelli, o programa inicialmente tinha consultoria de Alexandre Frota, que participou da versão portuguesa do reality show. Ele assumiu a função de diretor-assistente e fez test-drive de todas as provas. Logo após a estreia, no entanto, o hoje deputado federal pediu para sair. Segundo o Jornal do Brasil de 10 de junho de 2009, por divergências com Carelli. “Frota, que acha o ritmo do reality show muito lento, voltou a trabalhar na produção do Hoje em Dia”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apresentador

A Record cogitou diversos nomes para a apresentação do programa, como Rodrigo Faro, Alexandre Frota, Tom Cavalcante e Roberto Justus. No final das contas, acabou sendo escolhido o jornalista Britto Jr., comandante do Hoje em Dia. Criticado após a estreia, se defendeu ao Jornal do Brasil de 13 de junho de 2009. “Eu não estou perdido, muito menos inseguro. Estou fazendo o que me pedem”, declarou. Além dele, Cris Couto integrava a equipe, fazendo reportagens e interagindo com o público.

Boninho detonou

A Fazenda acabou virando alvo na internet do diretor Boninho, do BBB. Na estreia do reality, o profissional detonou geral no Twitter durante a exibição. “Em seu comentários na web – divertidos, por sinal -, Boninho disse que o reality show estava “arrastado e chato”. Depois, insinuou que a plateia de A Fazenda tinha os mesmos figurantes do BBB e zombou da chuva que caiu na estreia da atração. “Esqueceram o toldo da festa! Será que acabou a verba?”, escreveu”, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo de 8 de junho de 2009. Boninho também criticou a trilha sonora e o apresentador, que disse querer imitar Pedro Bial. As críticas pararam quando ele disse ter levado um pito de Monica Albuquerque, da assessoria da Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banhos x barracos

Sem pay-per-view na primeira temporada, a Record bateu recordes de audiência em seu site ao exibir vídeos do programa. Para surpresa geral, os vídeos mais vistos acabaram sendo das beldades tomando banho ou nadando, mais até do que os barracos que aconteceram na casa. Os protagonistas dos vídeos mais vistos foram Danielle Souza, Mirella Santos e Carlinhos Mendigo. Um dos vídeos, em que a Mulher Samambaia tomava banho com Mendigo, teve audiência digna de novela.

Theo Becker

Não foram poucas as confusões arrumadas por Theo Becker na primeira temporada de A Fazenda. O ator teve brigas com Fábio Arruda, Jonathan Haagensen e outros participantes do confinamento. Perto de ser eliminado, disse que os surtos foram causados por conta de comprimidos que tomava para queimar gordura corporal – os remédios foram recolhidos pela produção. Ele fez campanha para continuar no programa, ficou nu no banho e disse que doaria 35% do prêmio de R$ 1 milhão se ganhasse, mas não adiantou. Acabou sendo o terceiro eliminado, em 21 de junho de 2009.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bons resultados no Ibope

A Record colheu bons resultados no Ibope com A Fazenda, vencida por Dado Dolabella. A final, no dia 23 de agosto de 2009, alcançou a liderança absoluta, com 21 pontos de média, 31 de pico e 36% de participação. A média total da primeira temporada foi de 15 pontos de média e 23% de participação, ficando 13 horas em primeiro lugar.

Whatsapp


Leia também