A Favorita foi a pior novela de estrela da Globo: “Sem pé nem cabeça”

Whatsapp

O Vale a Pena Ver de Novo está reprisando a novela A Favorita (2008), um grande clássico de João Emanuel Carneiro. A briga entre Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia) fez o Brasil parar na frente da TV, mas… Nem todos trazem boas lembranças de seus personagens na trama. Este é o caso de José Mayer.

A Favorita - José Mayer

No folhetim, Mayer interpretava Augusto César, ex-roqueiro de sucesso que se tornou ufólogo. O esquisitão acreditava que sua esposa Rosana (Giulia Gam) havia sido abduzida por alienígenas e que, um dia, retornaria ao planeta para viver junto dele e do meio-filho, Shiva Lênin (Miguel Rômulo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um papel muito diferente

A Favorita

Leia mais

O personagem era totalmente diferente dos outros trabalhos que o ator tinha feito em novelas e séries, o que se tornou um grande desafio de sua carreira.

“Essa é a primeira grande qualidade do personagem: é diferente de tudo o que eu já tinha feito na TV. Essa quebra de expectativa é o que há de mais salutar na minha escolha. Porque a gente sabe que os atores são específicos para determinados personagens. A TV nos utiliza em funções quase sempre repetidas. O Augusto César é um personagem muito difícil, que está sempre no fio da navalha. Fica na corda bamba entre o ridículo e o inverossímil”, analisou o ator em entrevista ao jornal O Globo.

Ele também afirmou que recebia bem as críticas e que passou tais questionamentos ao autor da trama:

“Eu concordava que o personagem criado por João Emanuel padecia de alguns excessos. Com um tempo de exposição muito pequeno na novela, situações muito difíceis, tintas muito fortes em suas extravagâncias e pouco tempo de construção do personagem”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fim de caso

A Favorita

Durante a trama, Augusto se envolvia com Maíra (Juliana Paes), jornalista competente e que não fugia dos desafios. Mesmo mostrando não ter vontade alguma de se casar, o ex-roqueiro acabou encantando a moça, por quem também se apaixonou.

Porém, o destino da jornalista foi trágico! Ela foi assassinada depois de descobrir o crime de Flora; a vilã seguiu até o hospital em que ela estava internada e desligou os aparelhos que a mantinham viva. Esse desfecho foi por causa da escolha de Gloria Perez, que queria Juliana Paes como protagonista da substituta Caminhos das Índias (2009).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Esse foi o personagem mais sem pé nem cabeça”

A Favorita

Em uma recente publicação nas redes sociais, o ator revelou que não ficou satisfeito em ter feito esse papel em A Favorita.

“Esse foi o personagem mais sem pé nem cabeça de toda a minha carreira como ator! Com a saída inesperada de Juliana Paes para fazer ‘Caminho das Índias’, ficou ainda mais entranho”, contou Mayer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acusação de assédio e distância da TV

José Mayer

O ator está longe da televisão desde 2017, quando foi acusado de assédio sexual pela figurinista Su Tonani, que trabalhava na emissora durante as gravações de A Lei do Amor (2016). Logo depois da denúncia, em março daquele ano, ele foi suspenso das novelas por tempo indeterminado e ficou na geladeira até o final do contrato, sendo desligado da Globo em janeiro de 2019.

Para quem tem saudade das atuações do ator, ele disse que não volta mais para a televisão.

“Não voltarei à vida pública porque estar junto com a minha mulher Vera, minha filha Júlia e meu neto Antônio tem sido um dos melhores períodos da minha vida”, declarou em entrevista ao programa A Tarde é Sua, em 2020.



Leia também