A eterna busca pelo amor idealizado: relembre a história de Mulheres Apaixonadas

19/08/2020 às 3h41

Por: Redação
Imagem PreCarregada

Uma novela que aborda as diversas fases das relações de amor que são expostas às agruras da vida, aos tormentos do destino e às dúvidas que se escondem dentro de cada universo pessoal, principalmente o feminino. Mulheres Apaixonadas reúne em uma só história o desejo do autor de retratar diferentes perfis femininos e suas paixões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se de uma novela urbana, realista e contemporânea. A eterna busca pelo amor idealizado, em todos os seus aspectos, é o tema da trama de Manoel Carlos. Mulheres Apaixonadas se diferencia por contar várias e importantes histórias ao mesmo tempo. A novela mostra sob diversos ângulos a procura pela felicidade, pelo amor ou por uma nova conquista, explorando todos os seus núcleos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A novela conta a história de Helena (Christiane Torloni), que após muitos anos de união com o músico Téo (Tony Ramos), começa a questionar se é feliz em seu casamento. Helena tem uma vida regrada, vive um relacionamento bom e estável com Téo, sem grandes brigas, mas também sem muita paixão. Eles têm um filho, chamado Lucas (Victor Hugo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


LEIA TAMBÉM:

Helena é professora de História e trabalha como diretora na Escola Ribeiro Alves (ERA), propriedade de seu marido e da sua cunhada Lorena (Suzana Vieira). Téo é saxofonista de uma banda de jazz, que tem como crooner a amiga Pérola (Elisa Lucinda), com quem no passado teve uma filha, Luciana (Camila Pitanga), estudante de medicina. Pérola casou-se com o músico Ataulfo (Laércio de Freitas), também da banda de Téo, e com ele teve Jairo (Diego Gonçalves). Todos se relacionam como uma grande família.

O ponto crucial para as incertezas de Helena é a volta de César (Jose Mayer) a sua vida. Quando conheceu Téo, Helena deixou seu namorado, César, para se casar com o músico. Desde então, não o reencontrou mais. No primeiro capítulo de Mulheres Apaixonadas, Helena recebe a notícia de que César está morando no Rio de Janeiro e que ficou viúvo. Ela também descobre que ele é neurocirurgião na Clínica Dr. Ângelo Moretti, onde Luciana (Camila Pitanga) trabalha e que sua filha, Marcinha (Pitty Webo), é aluna da ERA. Helena fica confusa com a novidade e passa a questionar ainda mais seu relacionamento com Téo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cesar é um conceituado médico, mas é temido por todos à sua volta por ser um homem frio, exigente e bravo. Quando sua mulher Isabel (Cristina Bona) adoeceu, o relacionamento com seu filho, Rodrigo (Leonardo Miggiorin), piorou muito. O adolescente responsabiliza o pai pela morte da mãe, pois acha que a doença foi conseqüência da falta do carinho e amor que César nunca dedicou a ela. Quando sua mãe morre, Rodrigo se rebela e passa a se confrontar constantemente com o pai, o acusando de ter traído sua mãe com uma amante, sua assistente Laura (Carolina Kasting).

Cesar conta com a ajuda de sua mãe, Matilde (Sônia Guedes), e da filha Marcinha (Pitty Webo) para se relacionar com o filho. Já Helena (Christiane Torloni) divide suas angustias e dúvidas com suas irmãs Hilda (Maria Padilha) e Heloísa (Giulia Gam), suas confidentes e conselheiras. A união entre as irmãs é muito forte e fundamental para as futuras decisões de Helena. Hilda e Heloísa também são casadas, mas levam de forma muito diferente seus relacionamentos. Hilda é dona de uma Deli, onde vende doces e salgados que ela mesma faz, com a ajuda da filha Elisa. É casada com o advogado Leandro (Carlos Eduardo Lago) e mãe da adolescente Elisa (Gisele Policarpo).

Ao contrário de Heloísa, Hilda é uma mulher segura que confia em seu marido. A caçula, Heloísa (Giulia Gam), é casada com o arquiteto Sérgio (Marcelo Antony), por quem nutre ciúme doentio. Sérgio é um homem de bem com a vida, amante dos esportes, da praia e apreciador das mulheres bonitas. Mas nada disso abala seu amor por Heloisa, que vive em conflito procurando problemas onde não existem. Heloisa trabalha com objetos de arte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Outra grande amiga de Helena é sua cunhada Lorena (Suzana Viera), irmã de Téo (Tony Ramos). Lorena é uma mulher determinada e de grandes paixões. É professora de história, mas não leciona e deixou para Helena (Christiane Torloni) a responsabilidade da direção de sua escola. Lorena foi casada com Rafael (Claudio Marzo), de quem até hoje é muito amiga. Com ele teve seus dois filhos, Vidinha (Julia Almeida) e Diogo (Rodrigo Santoro).

Como Vidinha tem um temperamento muito parecido com a da mãe, as brigas entra as duas são constantes. Sempre que necessário, Vidinha passa um tempo morando com o pai no hotel onde ele é gerente. Diogo é o ‘queridinho’ da mamãe, trabalha na agência de turismo que fica no hotel e tem uma loja de motos em sociedade com o amigo Claudio (Erik Marmo).

Diogo e a prima, Luciana (Camila Pitanga), tiveram um romance intenso, que acabou contra a vontade dos dois. A família não apoiou o relacionamento, por causa do espírito aventureiro e mulherengo do rapaz. Já no primeiro capítulo, Diogo se casa com Marina (Paloma Duarte), que espera um filho do primeiro homem de sua vida. Marina é filha de Silvia (Natália do Vale) e Afrânio (Paulo Figueiredo), dono da agência de turismo onde Diogo trabalha. Prevendo o sofrimento que a filha irá enfrentar, Silvia é contra o casamento e não gosta de seu futuro genro.

No elenco também estão os atores Carolina Dieckman e Rafael Calomeni, que interpretam Edwiges e Expedito, os filhos de Ana (Regina Braga) e Argemiro (Umberto Magnani). Eles formam a família que acompanha ao longo dos anos Lorena (Suzana Vieira). Mãe e filha trabalham na escola, enquanto o pai cuida da fazenda dos Ribeiro Alves, em Vassouras. Expedito desde pequeno mora em Juiz Fora com uma tia, mas reaparece, após alguns anos, na fazenda para ajudar o pai nos preparativos da festa de casamento de Diogo (Rodrigo Santoro). Lorena se surpreenderá com a beleza do rapaz e sentirá uma forte atração por ele.

Helena Ranaldi interpreta a professora de educação física Raquel, que sai de São Paulo para o Rio de Janeiro na esperança de mudar sua vida. Ela traz consigo sua ‘fiel escudeira’ Yvone (Arlete Hering). Raquel procura emprego na Escola Ribeiro Alves, onde conhece o adolescente Fred (Pedro Furtado), um fanático por natação. Essa aproximação irá gerar um grande conflito com os pais do estudante, Leonora (Joana Medeiro) e Marcelo (Zécarlos Machado).

Lavinia Vlasak é Estela, uma prima rica de Helena (Christiane Torloni), que adora dar festas e curtir a vida. A socialite reencontra sua paixão proibida de infância, o padre Pedro, interpretado pelo ator italiano Nicola Siri. Mas essa obsessão trará grandes problemas à jovem. Estela é sustentada por uma gorda mesada do ex-marido, um americano que voltou para os Estados Unidos após o divórcio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Os vizinhos de Helena são Irene (Martha Mellinger) e Carlão (Marcos Caruso), pais de Doris (Regiane Alves) e Carlinhos (Daniel Zettel). Este núcleo será explorado por Manoel Carlos para mostrar os problemas enfrentados por idosos em todo o país. Para dar vida aos personagens Leopoldo e Flora, pais de Carlão, foram escalados atores veteranos, que ajudaram a escrever a história da TV brasileira, Louzadinha e Carmem Silva.

O núcleo da Escola Ribeiro Alves conta com a participação da atriz Vera Holtz como a professora de religião Santana. As jovens alunas são interpretadas por Alinne Moraes (Clara), Paula Picarelli (Rafaela), Ana Roberta Gualda (Paulinha). Tião D’Ávila é Oswaldo, o porteiro da escola.

Também fazem parte de Mulheres Apaixonadas os atores Walderez de Barros (Alzira), Marly Bueno (Marta), Serafim Gonzales (Onofre), Guilhermina Guinle (Rosinha), Vanessa Gerbelli (Fernanda), Paulo Coronato (Caetano), a então atriz mirim Bruna Marquezine (Salete) e grande elenco.

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.