À espera de um milagre, SBT perde para canal que ninguém vê
18/01/2024 às 13h43
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A crise de audiência do SBT parece não ter fim. A emissora de Silvio Santos, que se acostumou a bater recordes negativos no Ibope nas últimas semanas, agora demonstra dificuldades em se manter à frente até mesmo de canais nanicos, como a CNT.
Silvio SantosCuriosamente, o canal assiste ao desastre passivamente, enquanto segue planejando mudanças na programação em banho-maria. Ao que parece, o SBT espera que um milagre aconteça em fevereiro, mês previsto para o lançamento das novidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Crise sem fim
Se num passado de glórias, o SBT já foi vice-líder absoluto de audiência e chegou a dar dor de cabeça à Globo, atualmente a emissora chega ao quarto lugar. Em vários horários, a Band já ultrapassou o canal de Silvio Santos.
Porém, na noite do último dia 17 de janeiro, o SBT mostrou que não há nada tão ruim que não possa piorar. O canal chegou a ser ultrapassado pela CNT em pleno horário nobre, mostrando que tem ficado tão inexpressivo quanto um canal que quase ninguém vê.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
De acordo com dados divulgados pelo perfil Teleguiados no X, o SBT chegou ao quinto lugar de audiência às 22h20 no Rio de Janeiro (RJ). No horário, a Globo liderava com 31,6, seguida de Band, que exibia o Campeonato Carioca, com 6; na sequência, Record, com 2 pontos; e (pasme!) CNT, com 1,1. Atrás do SBT, apenas a RedeTV!, com 0,9.
A marca chama a atenção porque a CNT é inexpressiva há anos. Quase toda a grade do canal é alugada para a Igreja Universal do Reino de Deus. A programação própria da emissora é restrita à faixa entre 22h e meia-noite.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
[anuncio_2]
Canal nanico
Ou seja, o SBT, uma das maiores redes de TV do Brasil, tem apresentado resultados típicos de uma TV nanica. Enquanto isso, a Record se consolidou na segunda colocação, enquanto a Band já ocupa o terceiro lugar em vários horários.
Não é de hoje que o SBT amarga resultados tão ruins. Porém, o canal parece inerte, incapaz de reagir a tamanho desastre. Mesmo com os péssimos resultados, providências não são tomadas para reverter a crise.
A direção do SBT passou todo o ano de 2023 apenas se planejando. A promessa é uma mudança total na grade ao longo de 2024. As primeiras mudanças estão previstas para acontecer a partir de 26 de fevereiro, mas as novidades não parecem muito empolgantes.
Em busca de um milagre
Se não houver adiamentos – o que já começa a ser ventilado – o SBT fará três grandes lançamentos em 26 de fevereiro: o matinal Chega Mais, com Regina Volpato e Michelle Barros; o vespertino Agora é Aqui, com Christina Rocha e Marcão do Povo; e a nova versão do SBT Brasil, com César Filho.
As mudanças, a princípio, não devem amenizar a crise. Pelo contrário, pode até agravá-la, já que elas implicam na saída das novelas mexicanas da faixa entre 16h30 e 20h – atualmente, Minha Fortuna é Te Amar, às 18h45, responde por uma das maiores audiências da grade diária. O horário nobre não terá modificações, já que o canal insiste nas reprises de novelas infantis com As Aventuras de Poliana (2018).
Ou seja, diante deste cenário, só mesmo um milagre deve tirar o SBT do buraco. E, considerando a inércia dos executivos do canal, que assistem passivamente o público encolher dia a dia, parece que é isso mesmo que eles esperam.