André Santana

Walcyr Carrasco e Thelma Guedes não economizaram em viradas para fazer Terra e Paixão deslanchar. Com os baixos índices de audiência iniciais da trama das nove da Globo, os autores foram obrigados a “se virar nos 30” para reverter a crise.

Cauã Reymond em Terra e Paixão
Cauã Reymond como Caio em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

Na tentativa de ampliar o público, os novelistas praticamente transformaram Terra e Paixão em outra novela. O fato de a trama, atualmente, ser centrada no triângulo Antônio (Tony Ramos), Irene (Gloria Pires) e Agatha (Eliane Giardini) – esta última uma personagem que devia estar morta – já mostra que a novela tomou rumos totalmente inesperados.

Enquanto isso, os protagonistas Aline (Barbara Reis) e Caio (Cauã Reymond) ficaram meio de lado…

[anuncio_1]

Trama inicial de Terra e Paixão

Aline (Barbara Reis) e Antônio (Tony Ramos) em Terra e Paixão
Aline (Barbara Reis) e Antônio (Tony Ramos) em Terra e Paixão (Divulgação / Globo)

A ideia inicial de Terra e Paixão era narrar o conflito entre o poderoso Antônio La Selva e a humilde Aline (Barbara Reis). O vilão, de olho nas terras da mocinha, faria de tudo para acabar com ela. Já a jovem iniciaria uma produção nas almejadas terras e prosperaria a ponto de fazer frente aos negócios do inimigo.

Enquanto isso, a vilã Irene, de olho na sucessão dos negócios do marido, faria de tudo para acabar com Caio (Cauã Reymond), seu enteado. Quando Aline, Caio e Daniel (Johnny Massaro) formam um triângulo amoroso, a mocinha também entra na mira da vilã.

Porém, capítulos depois, foram tantas as reviravoltas que essa trama inicial já não existe mais. O conflito de Antônio e Aline vive de altos e baixos, enquanto Irene praticamente esqueceu sua pendenga com Caio e Aline. A novela tomou rumos totalmente inesperados.

[anuncio_2]

Expectativas

Terra e Paixão - Barbara Reis, Cauã Reymond e Paulo Lessa
Cauã Reymond (Caio), Barbara Reis (Aline) e Paulo Lessa (Jonatas) em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

Ainda na trama principal, Jonatas (Paulo Lessa) se tornaria mais um interesse amoroso da mocinha. Havia uma possibilidade de Caio enveredar para os lados da vilania, o que tornaria o amigo de Aline o principal mocinho do folhetim. Mas nada disso aconteceu.

Caio seguiu como o mocinho e seu romance com Aline não sofre grandes ameaças de vilões. Até houve a tentativa de transformar Graça (Agatha Moreira) na principal antagonista, mas a ideia acabou se perdendo pelo caminho.

Tanto que, hoje, Graça e Jonatas formam um casal periférico dentro da trama. Os dois perderam o status de protagonistas para se tornarem uma história paralela de pouca expressão dentro de Terra e Paixão.

 

[anuncio_3]

A volta da falecida

Bianca Bin como Agatha em Terra e Paixão
Bianca Bin como Agatha em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

Mas a grande alteração nos rumos de Terra e Paixão aconteceu quando Agatha, que inicialmente estava morta, reapareceu. Ficou claro que a trama foi reinventada enquanto estava no ar, já que, inicialmente, Agatha foi apresentada em flashbacks, vivida por Bianca Bin, como uma pessoa adorável. Tanto que Cândida (Susana Vieira) sempre dizia que a moça era praticamente um anjo.

Porém, a Agatha que ressurgiu anos depois se revelou uma peste. A mãe de Caio entrou em cena, inicialmente, para acabar com a história envolvendo a rejeição de Antônio pelo filho – o fazendeiro o culpava pela morte de seu grande amor, já que Agatha teria morrido no parto. Trata-se da mesma história de Renascer e a Globo queria evitar a repetição.

O planejamento inicial era que Antônio, num determinado momento da história, descobrisse que Agatha teve outro filho, Jonatas, e sabia que corria risco de vida ao engravidar novamente. Ainda assim, ela teria decidido ter seu outro filho. Antônio, ao saber disso, entenderia que Caio não teve culpa na morte da esposa e selaria a paz com o filho.

No entanto, como Agatha reapareceu, a resolução desta trama se deu de outro jeito. Além disso, a paz entre Antônio e Caio não foi selada, já que o rapaz entendeu que o pai é um bandido que ameaça a vida de seu grande amor.

A história que emplacou

Gloria Pires, Tony Ramos e Eliane Giardini
Gloria Pires, Tony Ramos e Eliane Giardini (Divulgação / Globo)

Diante de tantas mudanças, Terra e Paixão acabou se tornando uma história centrada num triângulo amoroso envolvendo seus vilões. Agatha não só voltou como assumiu o protagonismo, duelando com Irene pela fortuna de Antônio.

Com isso, Caio e Aline perderam completamente a importância. A novela se transformou a ponto de ter que redefinir seus protagonistas e encontrar um novo fio condutor. Walcyr Carrasco e Thelma Guedes, inclusive, testaram inúmeras histórias aleatórias até chegar ao atual momento, no qual a trama finalmente se encontrou.

O público, ao que parece, aprovou a nova história. A audiência subiu um pouco e a queda-de-braço entre Agatha e Irene repercute bastante na Web. Os autores viraram Terra e Paixão de ponta-cabeça, mas conseguiram encontrar um rumo para o folhetim.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor